quinta-feira, 10 de junho de 2010

HOLANDA:Eleições dão empate entre Liberais e Trabalhistas e Balkenende renúncia

HAIA-As eleições legislativas holandesas resultaram num empate entre os liberais do VVD e os Trabalhistas do PvDA. O partido anti-islâmico, PVV, ficou em terceiro lugar.
De acordo com uma sondagem divulgada pela RTL após o fecho das urnas, tanto o VVD como o PvDA conseguiram eleger 31 deputados, ao passo que o PVV viu a sua delegação parlamentar crescer de 9 para 23 deputados.
O partido democrata-cristão, CDA, do até aqui primeiro-ministro, Jan Peter Balkenende, caiu para a quarta posição, com apenas 21 deputados, contra os anteriores 41.
Para que se forme um Governo é agora necessária a formação de uma coligação que garanta a maioria dos 150 lugares no parlamento.
BALKENENDE RENUNCIA
Jan Peter" Balkenende, Balkenende renunciou sua posição como líder da CDA, bem como o seu assento no Parlamento, assumindo a responsabilidade política para o decepcionante resultado da eleição CDA na eleição geral 2010.
 Início da vida
Jan Peter Balkenende, legalmente Jan Pieter Balkenende, nasceu em 08 de maio de 1956 na aldeia de Biezelinge perto da cidade Kapelle na Holanda . Seu pai Jan Pieter Balkenende foi um grãos de cereais comerciante e sua mãe, Johanna Thona Sandee era um professor. Balkenende atualmente reside com sua esposa, Bianca Hoogendijk, e sua filha Amelie em Capelle aan den IJssel . Ele está alugando um apartamento em The Hague , ao invés de viver no Catshuis , a residência oficial do Primeiro-Ministro. Ele é um membro devoto da calvinista da Igreja Protestante na Holanda .
Educação
Balkenende foi a um protestante a escola primária em Kapelle . Frequentou o ensino secundário no " Christian Liceu de Zeeland "em Goes , graduando-se em 1974.
Ele estudou na Vrije Universiteit , em Amesterdão , onde recebeu com êxito um MA na história em 1986, um LL.M. em lei holandesa , em 1982, e, finalmente, um PhD em Direito em 1992.
Carreira política
Início da carreira política
Ele começou sua carreira na equipe do instituto de investigação do partido político Apelo Cristão-Democrático (CDA) e, como vereador em Amstelveen . Nesse período, ele recebeu o seu doutoramento com uma tese sobre a "regulação administrativa e organizações sociais" (Overheidsregelgeving en Organisaties maatschappelijke), uma obra fortemente inspirada pelo Comunitária idéias de Amitai Etzioni . Mais tarde, tornou-se um extraordinário professor de Pensamento Social-Cristão da Universidade Livre de Amsterdão.
Balkenende entrou pela primeira vez a Câmara de Representantes em 19 de Maio 1998, enquanto a CDA estava na oposição. Ele se tornou o porta-voz financeira da CDA e também esteve envolvido com questões sociais, justiça e assuntos internos. Nessa função, ele defendia uma redução substancial da dívida nacional e as finanças públicas.
Ele foi eleito presidente da fração parlamentar CDA em 01 de outubro de 2001, sucedendo a Jaap de Hoop Scheffer . Em 03 de novembro de 2001, foi nomeado lijsttrekker para o CDA no tumultuado maio 2002 as eleições parlamentares. Estas eleições restaurada a posição anterior da CDA como o maior partido político no parlamento holandês.
O primeiro-ministro
Balkenende I
Em 4 de julho de 2002 a rainha Beatrix pediu Balkenende para formar um novo governo após as eleições gerais na sequência da demissão do primeiro-ministro Wim Kok . Este gabinete é conhecido como I Balkenende . O gabinete de coalizão incluiu a Lista de Pim Fortuyn (LPF) do partido, cujo líder ( Pim Fortuyn ) foi assassinado poucos dias antes da eleição. Ele entrou em colapso depois de apenas 86 dias no cargo por causa de conflitos internos dentro do LPF que desestabilizou o governo.
Balkenende II
Depois das eleições no início de 2003 formou a sua Balkenende segundo governo com: Apelo Cristão-Democrático (CDA), o liberal Partido Popular pela Liberdade e Democracia (VVD) eo progressivo liberal D66 . Mais uma vez o líder de uma coalizão de centro-direita, as políticas Balkenende centrado em torno da reforma dos serviços públicos holandeses, a redução da criminalidade, uma política de imigração dura e cortes historicamente grande nos gastos públicos. As medidas deram origem a raiva grande público e os maus resultados nas pesquisas de opinião para o seu partido CDA. Embora seu partido continua a ser a maior delegação holandesa no Parlamento Europeu depois das eleições europeias, batendo a expectativa geral de uma grande perda em assentos parlamentares, o partido sofreu fortes perdas durante holandês eleições municipais de 2006 , perdendo a sua posição como o maior partido em muitos os municípios. Apesar de sua impopularidade entre os eleitores holandeses (urnas em 2006 mostrou que apenas 26-33% dos eleitores tinham confiança nele como primeiro-ministro), a sua posição como líder do CDA permaneceu estável. No início de 2006, alguns membros da CDA tentou substituir Balkenende como líder com o ministro Cees Veerman . Veerman não aceitou isso e ofereceu seu apoio a Balkenende. popularidade Balkenende recuperou desde então, superando a do seu principal concorrente, Wouter Bos , no Outono de 2006. Até então, 53% preferiram Balkenende como primeiro-ministro, enquanto 40% Bos preferido. [4] Essa opção na opinião pública às vezes é explicado pela recuperação gradual da economia holandesa durante o último ano de sua administração, combinado com o declínio da confiança nos Bos como uma boa alternativa para o cargo de primeiro-ministro.
Em 01 de julho de 2004 Balkenende assumiu a presidência rotativa da União Europeia .
Balkenende III
Em 30 de junho de 2006 D66, a coligação do partido menor, retirou seu apoio ao governo sobre a forma como ministro da Imigração, Rita Verdonk lidou com a crise em torno da naturalização da MP holandesa Ayaan Hirsi Ali . Balkenende renunciou pela segunda vez como primeiro-ministro, anunciou eleições antecipadas, e apresentou o seu terceiro governo, uma semana depois. Este gabinete, formado por uma coalizão minoritária da CDA e VVD, permaneceu no cargo até as eleições de 22 de novembro de 2006.
Balkenende IV
Quarta gabinete Balkenende
Apesar de seus parceiros da coalizão de idade VVD e D66 saído mal nas eleições parlamentares de 2006, Balkenende conseguiu defender a posição dominante da sua CDA. Precisando de parceiros da coligação alternativa para formar um governo de maioria novos, ele formou uma coligação social-cristã com o Partido Trabalhista Holandês (PvdA) e os ortodoxos, protestantes União Cristã . Este gabinete Balkenende Quarta é a atual coalizão de gabinete da Holanda , formada por Balkenende, que foi nomeado formateur por Rainha Beatrix , em 9 de fevereiro de 2007.Seu gabinete foi anunciado em 13 de fevereiro e foi programada para ser no cargo até 2011, mas que caiu no início da manhã de 20 de fevereiro de 2010, como resultado de divergências entre a maioria do Parlamento Europeu e os parceiros de coligação CDA eo PvdA sobre a prorrogação dos holandeses ISAF missão no Afeganistão .Em contraste com a formação de um gabinete provisório novo com plena responsabilidade (Balkenende III após a queda do Balkenende II), Balkenende IV continuou como um armário demissionary, um armário guarda com responsabilidade limitada.
Eleições 2010 e resignação
Apesar das sérias críticas do ex-primeiros-ministros da CDA, Balkenende foi o democrata-cristão Recurso Lijsttrekker para a eleição geral holandês de 2010 .Balkenende suscitado controvérsia leve durante sua campanha para a eleições de 2010 holandês . Apesar de aparecer em um programa de televisão, Balkenende foi convidado pelo apresentador do sexo feminino que as partes o mais provável seria uma forma de coligação com. Balkenende primeiro deu respostas evasivas, mas quando questionado novamente pelo apresentador, respondeu dizendo "U lief zo kijkt" (Inglês: Você está olhando [tão doce para mim]). Em algumas ocasiões, o comentário foi considerado sexista e criticou, Balkenende se desculpou pelo comentário mais tarde.
Em 9 de Junho de 2010, Balkenende renunciou sua posição como líder da CDA, bem como o seu assento no Parlamento, assumindo a responsabilidade política para o decepcionante resultado da eleição CDA na eleição geral de 2010.
Em 04 de junho de 2005, o ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Karel De Gucht disse no Flamengo jornal Het laatste Nieuws (últimas notícias) que "Balkenende é uma mistura de Harry Potter e um rígido pequeno-burguês "mentalidade. Esta comparação causou uma pequena controvérsia diplomática, o embaixador belga e teve que pedir desculpas a Ben Bot , o ministro holandês dos Negócios Estrangeiros . [10] Vice-Primeiro-Ministro aposentado Hans Wiegel comentou ele preferiu Harry Potter para o Manneken Pis .
Balkenende tem uma relação estreita com o povo holandês do Suriname e Antilhas Holandesas . Ele visitou vários Keti Koti celebrações nos últimos anos.
Balkenende também foi acusada de violar o direito internacional, permitindo que os requerentes de asilo para ser colocado em barcaças no porto de Roterdão e ele também foi acusado por cidadãos holandeses e holandês, nascido na Austrália e Canadá, de desrespeitar a sua herança holandesa, através de um processo ilegal de Internacional lei, não sobre emigrantes holandeses para lugares como Austrália e Nova Zelândia como holandês.
Com: http://en.wikipedia.org/wiki/Jan_Peter_Balkenende

1 comentário:

  1. Opgeruimd staat netjes, Balkenende was de draad kwijt! hij was alleen maar bezig met zijn prestige, na het vallen van de zoveelste kabinet meneer de premier had nog steeds niet door hoe ontevreden de Nederlandse volk was/is over zijn kabinet!
    Hij ging door als een bok, want er was niets mis met hem, ook toen hij onze belasting geld verspilde in een oorloog ver van onze bed alleen maar om zijn ego te strelen en te slijmen bij America! Toen hem teveel werd ging meneer solliciteren voor een baan in Brussel! Schande, Schande.....

    Geert Wilders (racist) wist beter die is een opportunist en heeft flink gebruik gemaakt van de Chaos en ontevredenheid onder de mensen in het land!
    Ik zeg; wilders kans is maar tijdelijk, hij is niets anders dan een ordinaire racist en incapabel bestuurder van en Multiculturele staat als Nederland!

    ResponderEliminar

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.