terça-feira, 16 de junho de 2009

PORTUGAL-Airbus regressa devido a avaria

LISBOA-Airbus regressa devido a avariaUma fuga de óleo obrigou ontem um avião da companhia aérea açoriana SATA, com 222 passageiros e oito tripulantes a bordo, a regressar a Lisboa. O avião, um Airbus A310, fazia a ligação em voo charter Lisboa-Paris e voltou para trás meia hora depois de ter descolado do Aeroporto da Portela, às 10h45. Um dos passageiros sentiu-se mal e foi retirado do aparelho para receber assistência.
Fonte da companhia diz que se tratou apenas de "um problema técnico, de menor importância", tendo o avião regressado por mera "prudência e precaução", para ser inspeccionado. O certo é que os passageiros acabaram por seguir viagem, às 18h10, num outro avião e com nova tripulação – a mudança de tripulação deve-se às horas de voo acumuladas.
O avião seguiu para manutenção, logo que aterrou. Os passageiros mantiveram-se, inicialmente, no interior do aparelho na expectativa de retomarem o voo, o que não viria a acontecer. Acabaram, inclusivamente, por almoçar no Aeroporto da Portela.
"Lamentamos sempre o desconforto que uma medida desta natureza provoca nos passageiros, mas são decisões razoáveis", explicou ao CM o porta-voz da companhia aérea, José Gamboa, frisando que o próprio passageiro que se sentiu mal decidiu prosseguir viagem ao final da tarde.
Os passageiros viajaram num aparelho idêntico ao que teve a avaria, um Airbus A310, e que estava disponível.
FALHA ELECTRÓNICA EM A319
Um voo da TAP com destino à cidade da Praia, em Cabo Verde, com 82 passageiros a bordo, foi obrigado a regressar a Lisboa, no sábado à noite, devido a um problema electrónico e após 40 minutos sobre o Oceano Atlântico.
De acordo com o porta-voz da companhia aérea, António Monteiro, "não houve em algum momento qualquer espécie de perigo para os passageiros, mas verificada pela tripulação a ocorrência de uma anomalia, foi decidido regressar a Lisboa, uma vez que seria necessário voar mais três horas até chegar a Cabo Verde".
A avaria ocorreu num Airbus 319 mas ter-se-á resolvido "rapidamente". Como tal, os passageiros embarcaram anteontem, pelas 22h10, num Airbus 321, com capacidade para 180 pessoas, com destino à cidade cabo-verdiana.
FROTA
O Grupo SATA tem 13 aeronaves. A SATA Internacional conta com quatro Airbus A310-300 e três A320-200, enquanto a SATA Air Açores dispõe de cinco BAe-ATP e de um Dornier 228.
19
Desde 1990 registaram-se, pelo menos, 19 acidentes graves com aviões da Airbus no Mundo. Até agora, nenhum tinha envolvido o A330, usado no voo entre Rio de Janeiro e Paris, que desapareceu na madrugada do dia 1 de Junho.
AVISOS TÉCNICOS
Este ano a Airbus já recebeu 38 notificações técnicas da Agência Europeia para a Segurança da Aviação.
CORREIO DA MANHÃ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.