SINTRA-Os ministros da Cultura da comunidade lusófona decidiram nomear um grupo de trabalho para elaborar um Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa. Os governantes reafirmaram que "o acordo ortográfico da Língua Portuguesa é um dos fundamentos da Comunidade e um instrumento essencial para a unidade da Língua”.Os ministros da Cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) estiveram reunidos no Palácio Nacional de Sintra, Portugal, onde decidiram nomear um grupo de trabalho para elaborar um Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa.
Neste sentido, a ministra portuguesa, Gabriela Canavilhas, afirmou que Moçambique e Angola deverão ratificar “em breve” o acordo.
Os governantes reafirmaram que "o acordo ortográfico da Língua Portuguesa é um dos fundamentos da Comunidade e um instrumento essencial para a unidade da Língua”.
A declaração final reafirma a necessidade de “concretizar e concluir os procedimentos internos de ratificação do acordo”, bem como do “depósito dos instrumentos de ratificação junto da República Portuguesa”.
No domínio do português, os responsáveis aceitaram as propostas de revisão dos estatutos do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, “cientes da importância destes documentos para a revitalização" do mesmo.
Outra decisão tomada em Sintra foi a de criar um programa itinerante de residência artística no âmbito da CPLP, “de forma a promover a criação de redes de circulação e apoio à internacionalização de artistas e da produção artística”.
Os ministros aprovaram o segundo Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário de Países de Língua Portuguesa, a “implementação de um Selo Cultural da CPLP que promova a livre circulação de bens culturais” e o agendamento para Setembro de uma reunião técnica para projectos culturais.
Esta reunião técnica visa “operacionalizar os projectos executivos do Portefólio de Projectos Culturais da CPLP, com vista à preparação da Conferência Internacional de Doadores”.
Participaram nesta reunião o secretário executivo da CPLP, Domingos Simões, e os ministros Gabriela Canavilhas (Portugal), Fernanda Marques (Cabo Verde) Rosa Maria Martins da Cruz e Silva (Angola), João Luiz Silva Ferreira (Brasil) e Artur Silva (Guiné-Bissau).
Em representação dos respectivos ministros, estiveram presentes o embaixador Miguel Costa Nkaima (Moçambique), Lourenço das Neves Quaresma (São Tomé e Príncipe) e o embaixador José Barreto Martins (Timor Leste).
ASEMANA.CV-http://asemana.sapo.cv/spip.php?article53876&ak=1
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.