segunda-feira, 21 de junho de 2010

PORTUGAL:E-mail da polícia luxemburguesa tem um "teor claramente atentatório para imagem de Portugal"

O presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Miguel Macedo, considera que o e-mail da polícia luxemburguesa sobre a comunidade portuguesa tem um "teor claramente atentatório para a imagem de Portugal e da sua comunidade" residente naquele país.
O deputado luxemburguês do partido Os Verdes, Camille Gira, questionou quarta feira, no Parlamento, o ministro do Interior, Jean-Marie Halsdorf, sobre o mail alegadamente xenófobo, que terá tido origem na polícia luxemburguesa, dirigido contra estrangeiros residentes no país, entre os quais os emigrantes portugueses.
No e-mail, os autores desafiam os luxemburgueses a partir para o Paquistão, Afeganistão, Iraque, Nigéria, Turquia ou Portugal e fazer aquilo que alegadamente os naturais desses países fazem no Luxemburgo.
Exigir assistência médica gratuita para a família, exigir que os serviços públicos falem a sua língua materna, pendurar bandeiras nacionais nas janelas e conduzir sem carta foram alguns dos desafios colocados.
Numa carta que enviou ao embaixador do Luxemburgo em Lisboa, Miguel Macedo afirma que a situação é "lamentável e merecedora da mais profunda expressão de preocupação e desagrado".
O presidente do Grupo Parlamentar do PSD pediu ao diplomata que transmita "com a maior brevidade possível as conclusões apuradas" quando terminar o inquérito anunciado pelas autoridades luxemburguesas.
"A nossa comunidade residente no Luxemburgo é, pela sua postura, um exemplo de integração, e, independentemente de residir num país que não é o seu, sempre esteve grata pelo acolhimento que lhe é prestado", afirma o social democrata.
Miguel Macedo lembrou também que "Portugal e o Luxemburgo têm excelentes relações bilaterais, que são em grande parte sustentadas pela importante comunidade portuguesa" e defendeu que "este incidente, totalmente incompreensível, não deve afetar este excelente relacionamento".
Residem oficialmente cerca de 80 mil portugueses no Luxemburgo, que representam 16 por cento do total da população.
(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)
SIC/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.