quinta-feira, 17 de junho de 2010

CV(ASEMANA):Arrancam as obras de modernização do porto do Porto Novo

PORTO NOVO-A Cidade do Porto Novo, Santo Antão, vai assistir nesta sexta feira, 18, ao lançamento da primeira pedra das obras de modernização e expansão do porto de Porto Novo – Fase I. Nesta Fase serão construídos novos cais, protecção marítima, e uma gare marítima de passageiros. No que diz respeito à protecção marítima, esta pretende dar maior operacionalidade aos cais. Ela terá 550 metros de comprimento, 8 metros de cota e uma berma de protecção de 4,3 metros de largura.
“O novo porto terá um cais de apoio com 40 metros, com 3 a 4 metros de profundidade e um cais polivalente de 115 metros com seis a sete metros dotado de rampa RO-RO destinado a tráfego de passageiros. Haverá ainda um cais multi-funções com 135 metros de cumprimentos e fundos de 7 a 9 metros, resultante do prolongamento de 45 metros e alargamento em 40 metros do molhe-cais exterior. Este cais será dotado também de uma rampa RO-RO para navios RO-RO, de carga e de passageiros”, diz uma nota do ministro do Estado das Infra-estrutura e Transportes
Será implantada também uma área de 1,7 hectares, destinada a desembarque de passageiros e mercadorias e ainda para parque de contentores. Quanto aos apoios em terra, prevê-se a construção de uma gare marítima de Passageiros com dois mil metros quadrados, desenvolvida em três pisos, e um armazém, situados a norte dos edifícios existentes.
Financiado através de uma linha de crédito concepcional atribuída a Cabo Verde por Portugal, nesta primeira fase o investimento global é de mais de 25 milhões de euros, dos quais 24,3 milhões são para a construção e cerca de 900 mil euros são para a fiscalização.
As obras devem ficar concluídas em 20 meses, prevendo-se a sua conclusão em Outubro de 2011. A empreitada de construção vai estar a cargo do Consorcio luso-caboverdiano SETH/OFM/Irmãos Cavaco/Empreitel Figueiredo e da fiscalização do consórcio Consulgal/Norvia Cabo Verde.
Estas construções vão criar uma média de 150 empregos directos .“Este projecto instalará uma capacidade operacional suficiente para fazer face ao aumento do tráfego portuário nos próximos 20 anos, assegurando operações portuárias rápidas, eficientes e em segurança”, garante o MITT.
Com estas obras, o MITT espera garantir maior conforto aos passageiros e melhor mobilidade de cargas e entre Santo Antão e São Vicente, melhor programação e fiabilidade nos transportes marítimos, o que conduzirá a reduções de custos nos transportes para as ilhas beneficiárias. O projecto contribuirá, igualmente, para o incremento das actividades económicas gerais como consequência de melhor organização, rapidez e fiabilidade dos transportes marítimos.
http://asemana.sapo.cv/spip.php?article53732&ak=1

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