ROTTERDAM-Uma grande comitiva da Câmara Municipal do Maio encontra-se de visita a Holanda a convite da Fundação “Rádio Grito Minis DJarmai” e ontem encontrou-se em Roterdão, com a comunidade cabo-verdiana radicada nas terras holandesas.
O Presidente da Câmara Municipal do Maio começou por agradecer a presença de muitos cabo-verdianos , especialmente os maienses que lotaram a “Casa de Cultura” fazendo questão de realçar a importância que os cabo-verdianos não residentes têm, para o desenvolvimento de Cabo Verde. Recordou que muitos estudantes cabo-verdianos, em particular maienses, que fazem o ensino superior contam com o apoio dos seus familiares residentes no exterior, e que cerca de 90 porcento dos quadros da Ilha do Maio devem os seus estudos a essa mesma emigração.
De acordo com Ribeiro, as Nações Unidas classificam positivamente Cabo Verde no Índice de Desenvolvimento Humano em grande parte graças às remessas dos emigrantes que têm contribuído grandemente para o desenvolvimento do País.
O edil do Maio falou na descentralização que considerou um fenómeno relativamente novo em Cabo Verde que apareceu com o advento da democracia em Cabo Verde e, por isso, normal algumas anomalias que se denotam, mas realçou que era um ganho importante para o desenvolvimento sustentado do País e para as populações nas suas localidades que podiam assim eleger os seus representantes directos.
Considerou o Poder local é um espaço de partilha entre os eleitos, o governo e as populações e realçou que todas as actividades da Câmara devem ser de conhecimento público e que Autarquia que dirige está aberto à participação dos munícipes com criticas, sugestões para o melhoramento dos serviços.
Manuel Ribeiro falou da implementação do Plano Municipal do Desenvolvimento da Ilha do Maio que está num momento de socialização dentro e fora do País, plano esse que será fundamental para o arranque definitivo da ilha rumo ao desenvolvimento.
Ribeiro falou na formação profissional que é fundamental para qualificar os jovens para o mundo de trabalho, o desenvolvimento da ilha do Maio e que a ilha tinha já um programa nesse sentido a funcionar que nos últimos 3 anos formou cerca de 200 jovens em várias áreas. Para os jovens oriundos de família carenciada o Câmara oferece esse serviço gratuito.
No encontro de ontem, para além do Presidente Manuel Ribeiro estiveram ainda presentes a deputada do MpD e Presidente da Assembleia Municipal, Joana Rosa, e o Vereador que responde pela pasta do Ambiente, Actividade Económica, Energia e Água, António Agues.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=29221&idSeccao=517&Action=noticia
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.