PRAIA-O antigo Presidente cabo-verdiano, António Mascarenhas Monteiro, vai chefiar uma missão de alto nível de acompanhamento das eleições presidenciais na Guiné-Conacri.
O convite partiu do Instituto Democrático Nacional dos Assuntos Internacionais (NDI), dos EUA e a missão tem por objectivo contribuir para que as eleições presidenciais previstas para 27 de Junho sejam pacíficas, transparentes e credíveis.
As actividades da missão iniciaram-se no dia 31 de Maio, estando agendados contactos com os líderes dos principais partidos políticos, líderes cívicos e organizações da sociedade civil e António Mascarenhas Monteiro já se encontra no país.
A equipa do NDI integra ainda, o constitucionalista de renome do Mali, Amidou Dabaté, a ex-ministra dos Direitos Humanos da República Democrática do Congo, Marie Madeleine Kalala, e o general FernandAmoussou, do Benin, antigo comandante das forças da ONU na Costa do Marfim.
Desde Dezembro de 2008 que a Guiné-Conacri vem sendo dirigida por uma junta militar que tomou o poder logo a seguir à morte do presidente Lansana Conte. As presidenciais de 27 de Junho na Guiné-Conacri têm já assegurado mais de duas dezenas de candidatos.
FONTE:PNN Portuguese News Network
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.