segunda-feira, 14 de junho de 2010

MUNDIAL 2010:HOLANDESA DESENHOU A BOLA DA COPA


A bola. Para todo grande evento futebolístico desenha-se uma nova. Qualidade e aparência são estudadas em detalhe. E a designer-chefe da equipa que desenhou a bola da Copa da África do Sul é uma holandesa.
’Senior designer football’ é seu título oficial dentro da gigante dos materiais desportivos Adidas.
A designer de produto Janneke van Oorschot tem renome neste mundo. Ela também desenvolveu a bola com a qual Internazionale e Bayern de Munique jogaram a final da Champions League este ano. O detalhe mais importante naquela bola eram as grandes estrelas, que têm tudo a ver com uma final dos melhores clubes da Europa.
Inspiração
Desenvolver uma bola para a Copa do Mundo já é bem diferente. Pelo menos um bilhão de pessoas vão estar assistindo esta bola rolar nas próximas três semanas. Os primeiros rascunhos foram feitos já em 2007, quando a equipa de produção viajou à África do Sul para se familiarizar com a atmosfera do país. As cores fazem referência directa à África do Sul.
"Definitivamente. Cada cor e elemento de design que usamos foram inspirados pela África do Sul. Por exemplo, a cor branca da base da bola, o amarelo, que remete ao sol e à luminosidade do país. Mas também a cor dourada, que não remete apenas ao troféu que todos as equipas querem ganhar, mas também às minas de ouro pelas quais a África do Sul é tão famosa.”
Festa
O número onze também é central no design da bola. Obviamente uma referência aos onze jogadores em cada equipa, mas também às onze diferentes línguas faladas na África do Sul. E há ainda uma referência subtil ao fato de que a Adidas desenha pela décima-primeira vez a bola da Copa.
O resultado final é uma bola festiva, diz Janneke van Oorschot:
"A bola é sobre celebração. O nome Jabulani (que significa celebração em zulu), foi algo que nós pensamos desde o início. Deveria ser algo que traduzisse a alegria e celebração que a África do Sul representa.”
A Jabulani é a bola padrão durante a Copa. Só a elite do futebol vai poder jogar no dia 11 de Julho com a Jo’bulani – a bola especialmente desenhada para a final, que é uma homenagem a Joanesburgo, cidade conhecida como Cidade de Ouro.
Críticas
Apesar das reacções positivas sobre a aparência da bola, alguns jogadores foram menos entusiastas sobre sua funcionalidade. Alguns disseram que a bola é levada pelo vento e que é difícil de ser agarrada pelo guarda redes. Táctica e nervos, acredita Janneke van Oorschot. Todo torneio começa com comentários sobre a bola, mas depois de alguns dias todos já esqueceram disto. E foram feitos exaustivos testes com a bola.
"Nós testamos a bola com jogadores e com equipas profissionais; testamos em túneis de vento; testamos tanto que podemos dizer que é a melhor bola no mercado hoje. Mas no final, é a equipa é tem que jogar com a bola. O importante é o jogo e não a bola.”
Janneke van Oorschot está feliz com o resultado final. Ela acha incrível poder finalmente ver os jogadores com a bola em campo. Seu favorito para vencer a Copa? É uma escolha difícil. Como holandesa que há anos vive na Alemanha, ela espera ver uma final com os dois países.
RNW- Por Willemien Groot (Foto: Adidas)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.