sábado, 26 de setembro de 2009

ALEMANHA:Merkel, Steinmeier, Westerwelle... nomes em jogo nas eleições alemãs

A chanceler Angela Merkel é dada como a mais provável vencedora das eleições legislativas na Alemanha. No entanto, conta com a oposição de Frank-Walter Steinmeier. A Renascença traça um perfil de ambos e também do homem que Merkel prefere para uma coligação.

Quem é Angela Merkel?
Nascida em Hamburgo em 1954, foi viver com a família para a RDA. O pai era um pastor protestante que aceitou ir viver para Brandemburgo, a norte de Berlim. Cresceu na cidade de Templin, na região de Uckermark.
Merkel estudou Física na Universidade de Leipzig, doutorou-se a passou a ter uma vida politicamente activa após a queda do Muro de Berlim, ao juntar-se aos Democratas Cristãos (CDU) em 1990. Um ano depois, tornou-se no membro mais jovem do gabinete do então chanceler alemão Helmut Kohl ao assumir a pasta de ministra para as Mulheres e Juventude.
Em 1994 herdou a pasta do Ambiente e, em 2000, foi eleita líder da CDU, na sequência do escândalo que abalou o partido, relacionado com financiamentos ilegais.
Merkel tornou-se a primeira mulher chanceler e o primeiro líder da Alemanha a ter crescido na antiga RDA, quando venceu em 2005 as eleições legislativas e derrotou o então chanceler social-democrata (SPD) Gerhard Schroeder.
Tem estado no primeiro lugar da lista das mulheres mais poderosas do mundo da revista Forbes nos últimos quatro anos.
Como líder da primeira grande coligação direita/esquerda desde os anos 60, conseguiu manter um rumo “centrista” na Alemanha e ganhou reputação como mediadora talentosa ao nível internacional. Conseguiu um bom acordo para os fundos europeus logo após ter tomado posse e, em 2007, consegue um compromisso importante sobre mudanças climáticas ao nível da União Europeia e do G8, bem como um acordo para o tratado reformador europeu (que resultaria, depois, no esboço do Tratado de Lisboa).
A liderança considerada “cautelosa” pelos analistas, acabou por acabar com a comparação feita com a antiga Primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, num argumento muito usado nas eleiçõesde 2005.
Merkel é divorciada de Ulrich Merkel desde 1982 e é casada com um professor de Química, Joachim Sauer, desde 1998. Não tem filhos, gosta de caminhadas nos Alpes, música clássica e é uma fiel seguidora do festival de Ópera de Bayreuth.
Quem é Frank-Walter Steinmeier?
O líder do SPD, o partido social-democrata alemão, de 53 anos, tenta tirar o lugar de Chefe de Governo a Angela Merkel. Mas, quem é este homem de quem só se ouviu falar em 2005?
Como político, era um desconhecido até ser apontado para a pasta dos Negócios Estrangeiros em 2005. Rapidamente começou a ser visto como um dos políticos alemães mais populares.
Ficou com o cargo simbólico de vice-chanceler em Novembro de 2007 e foi nomeado candidato a chanceler pelo SPD em Setembro de 2008.
Chefe de gabinete do antigo chanceler Gerhard Schroeder entre 1999 e 2005, Steinmeier mostrou ser um negociador de bastidores, mas com experiência política limitada.
Nunca concorreu a nenhuma eleição, não sabia até agora o que é andar em campanha eleitoral e falta-lhe a retórica e o carisma do seu mentor, Schroeder. Steinmeier é visto como um moderado dentro do SPD. Defendeu as reformas económicas da controversa “Agenda 2010” contra a ala esquerda do seu partido, mas apoia as tradicionais posições do SPD no que respeita à energia nuclear, ao ordenado mínimo e ao aumento de impostos para os mais ricos.
Como ministro dos Negócios Estrangeiros, Steinmeier apoiou Merkel na crítica aberta às violações dos direitos humanos em países como a China e a Rússia. No que o separa de Merkel, é favorável à adesão da Turquia na União Europeia. No entanto, trabalhou em cooperação com Merkel numa série de temas controversos da política externa alemã, como a manutenção de tropas no Afeganistão, a posição contra o programa nuclear do Irão ou na negociação de novas metas contra as alterações climáticas.
Nascido em Detmold, na antiga RFA, em 1956, Steinmeier estudou Direito e Ciência Política na Universidade de Giessen. Casado e com uma filha. Gosta de jazz e é fã de futebol.
Quem é Guido Westerwelle?
Guido Westerwelle é o líder do FDP, o partido alemão dos Democratas Livres e é com ele que Angela Merkel quer partilhar o poder após as eleições de domingo, se vencer.
Se o cenário se confirmar e o FDP fizer parte do Governo, Westerwelle deverá ficar com a pasta dos Negócios Estrangeiros. Ele que é o primeiro líder assumidamente homossexual de um partido alemão.
Aos 47 anos, Westerwelle promete promover um mercado liberal e defende um Governo com poucos membros. A redução dos impostos é o ponto central do seu programa de Governo.
Nascido em Bad-Honnef, perto de Bona (antiga capital da RFA), é formado em Direito. Foi eleito para a Câmara Baixa do Parlamento alemão em 1996 e tornou-se líder do FDP em 2001.
Fez campanha muito próxima à de Merkel nas eleições de 2005, mas tem-se distanciado na actual campanha, tornando-se um alvo dos conservadores (CDU de Merkel) na Baviera que não concordam com as suas políticas sociais.
Westerwelle é visto como o factor que mais votos rende ao FDP, sobretudo entre o eleitorado mais jovem.
Vive com um companheiro, gosta de concertos, de ler e é coleccionador de arte contemporânea. No seu site pessoal diz gostar de voleibol de praia e de ciclismo de montanha.
RR.PT-Por Pedro Caeiro com Reuters

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.