NOVA IORQUE-O presidente brasileiro, Lula da Silva, assegurou quinta-feira que pode chegar a um acordo com a Rússia, Índia e China em 2010 para negociar as trocas comerciais entre si em moedas locais e abandonar o uso padronizado do dólar.
Em entrevista à cadeia norte-americana CNBC, Lula da Silva defendeu, em Nova Iorque, a necessidade de ampliar a outros países o uso de divisas locais no comércio internacional.
"Propomos algo novo, que já experimentamos com a Argentina e que consiste em que os intercâmbios se façam nas nossas moedas em vez de dólares", explicou o presidente brasileiro.
Lula da Silva assegurou ainda que está a negociar com a China, Índia e Rússia este sistema, que é supervisionado pelos respectivos bancos centrais, que fixam diariamente as cotizações entre as divisas."Assim poderemos manter as nossas divisas locais numa situação muito mais confortável", explicou ainda Lula da Silva, que disse estar "preocupado" o facto de o "real estar sobrevalorizado", porque isso facilita as importações "e dificulta as exportações".
OJE/LUSA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.