
em 2008 relativamente ao ano anterior, situando-se nos 1.967 milhões de dólares, revela ainda o Banco de Portugal.
LISBOA-Na sua análise anual à evolução das economias dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, o Banco de Portugal revela que o crescimento da dívida dos seis países em 191 milhões de dólares (cerca de 130 milhões de euros) ficou a dever-se ao crescimento da dívida de médio e longo prazos garantida pelo estado - mais 171 milhões de dólares (cerca de 117 milhões de euros).
Em 2008, a dívida directa de Moçambique a Portugal situou-se nos 393 milhões de dólares (269 milhões de euros) devido à consolidação resultante do acordo de reestruturação e cancelamento progressivo da dívida assinado com Portugal em Julho de 2008, segundo o qual o estado português comprometeu-se a cancelar os montantes devidos até 2025.
A dívida directa ao estado aumentou 20 milhões de dólares (13 milhões de euros), “uma expansão de algum relevo”, segundo o Banco de Portugal.
A dívida de Angola, que cresceu 187 milhões de dólares (128 milhões de euros) no ano passado, continua “a ser a principal responsável pela subida evidenciada pelo conjunto dos PALOP” e resulta principalmente do crescimento dos empréstimos de médio e longo prazos garantidos pelo estado.
Ainda em relação a Angola, a dívida directa vincenda mantém o mesmo valor desde 2004 como resultado do período de carência, negociado com Portugal até 2009.
OPAIS.SAPO.MZ
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.