sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CV:Atelier discute desenvolvimento das ilhas do Norte

Atelier discute desenvolvimento das ilhas do Norte
Começou ontem, 24 de Setembro, no Mindelo, o atelier "Santo Antão, São Vicente e São Nicolau: Desafios e Oportunidades de Desenvolvimento Económico e Social".
Durante dois dias, os participantes vão debater temas como o papel destas três ilhas na economia de Cabo Verde e a competitividade da região.
O evento, organizado pela Câmara de Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços do Barlavento, arrancou às 9 horas, na Academia de Música Jotamonte. A sessão de abertura contou com a presença da ministra da Economia, Fátima Fialho, e da presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Isaura Gomes.
À tarde, formou-se três grupos de trabalho, que reuniram-se no Hotel Foya Branca. As suas conclusões vão ser apresentadas no final do atelier, sob a forma de um documento, o "Consenso de Mindelo".
Um dos grupos vai analisar as infraestruturas, transporte e telecomunicações, tocando temas como o sector da energia e produção de água. O segundo grupo vai dedicar-se à competitividade desta região, desde o turismo ao empreendedorismo. Finalmente, o último grupo tem a seu cargo as questões de educação, cultura e cidadania, como por exemplo a valorização da cultura das três ilhas.
Mesa Redonda lembra Nhô Roque
A vida e obra de António Aurélio Gonçalves, Nhô Roque, dão mote a um colóquio que serve para os mindelenses e estudiosos recordarem o aniversário de nacimento( 25 de Setembro) do autor de "Enterro de Nha Candinha Sena", "Terra da Promissão" e outras obras que desafiam o papel social das mulheres em Cabo Verde. O evento aconteceu ontem e hoje no Centro Cultural do Mindelo.
António Aurélio Gonçalves, conhecido por " Nho Roque", foi uma ilustre figura da cidade do Mindelo, onde nasceu e faleceu no dia 30 de Setembro de 1984, aos 83 anos. Escritor, romancista, crítico literário, foi também professor de várias gerações de estudantes que passaram pelo antigo Liceu Gil Eanes.
E é sobre a vida e a obra deste homem das letras que Jorge Tolentino, Leão Lopes, Manuel Brito-Semedo, Fátima Bettencourt, entre outros escritores e estudiosos, vão dissertar durante dois dias .
A homenagem ao escritor mindelense iniciou-se às 18 horas(locais) de ontem, quinta-feira com uma saudação de Carlos Gonçalves, em nome dos seus familiares.
A cerimónia de abertura contou com a presença do ministro da Cultura, Manuel Veiga, e de outras pessoas ligadas à educação e à cultura em Cabo Verde.
FONTE:CMSV e ASEMANA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.