terça-feira, 1 de junho de 2010

CV:Presidente do INE de Cabo Verde vai ao Parlamento esclarecer taxa de desemprego

PRAIA-O presidente do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) de Cabo Verde vai apresentar-se a 8 de Junho próximo no Parlamento para esclarecer a polémica em torno dos novos critérios para contabilizar a taxa de desemprego no arquipélago.
A audição a António Duarte acontece na sequência do pedido feito pelo Movimento para Democracia (MpD, oposição), que exige explicações sobre a divulgação dos dados relativos ao desemprego no país, com a adopção de uma nova metodologia no inquérito ao emprego em 2009.
A 13 deste mês, o INE apresentou os dados do desemprego referentes a 2009, dando indicação que, com a nova metodologia, a taxa é de 13,1%, sublinhando que a percentagem não pode levar a comparações com os anos anteriores.
No entanto, admitiu que, se se mantivessem os mesmos critérios, a taxa de desemprego seria de 20,9%, facto que levou a oposição a contestar a nova metodologia, sobretudo por ter sido concretizada num ano pré-eleitoral.
A oposição defende que a taxa de desemprego, que o governo prometeu baixar para um dígito em 2006, é de 20,9%, tendo aumentado 3,1% em relação a 2008, quando se situou em 17,8%.
"Tecnicamente, é pouco sério, desonesto, dizer que a taxa de desemprego neste momento é de 13,1%", afirmou a 18 deste mês o líder parlamentar do MpD, Fernando Elísio Freire.
Ao apresentar os dados do INE, António Duarte justificou a nova metodologia com a necessidade de se alinhar os critérios com a União Europeia (UE) e demais organismos regionais e sub-regionais.
LUSA/OJE

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.