domingo, 13 de setembro de 2009

ALEMANHA:Merkel e Steinmeier travam hoje primeiro e único duelo televisivo


BERLIM- A chanceler alemã Angela Merkel e o candidato dos sociais-democratas (SPD) a chefe do governo, Frank-Walter Steinmeier, participam hoje à noite no único duelo televisivo antes das legislativas de 27 de Setembro, que deverá centrar-se em temas económicos.
De acordo com várias sondagens, dois terços dos alemães acham que Merkel e os democratas-cristãos (CDU/CSU) vão ganhar as eleições gerais.
NO barómetro das preferências para chanceler publicado pela televisão pública ZDF, Merkel averbou 61 por cento dos votos dos inquiridos, contra 28 por cento de Steinmeier, um dos maiores avanços registados por um candidato desde que existe este índice.
Segundo os analistas políticos, para o cabeça-de-lista do SPD, o duelo é a derradeira oportunidade de reduzir a desvantagem do seu partido face aos conservadores e de se afirmar aos olhos dos alemães como uma verdadeira alternativa.
A proposta de Merkel para baixar os impostos a partir de 2011, rejeitada pelos sociais-democratas, e o plano do SPD para criar quatro milhões de postos de trabalho até 2020, considerado "utópico" pelos conservadores serão dois dos temas a abordar por Merkel e Steinmeier.
A renúncia gradual à energia nuclear, advogada pelo SPD, e que a CDU/CSU quer adiar, se formar o próximo governo com os liberais, são outro pretexto para controvérsia entre os candidatos, tal como a política social.
Já a presença de tropas alemãs no Afeganistão promete ser uma questão pacífica entre Merkel e Steinmeier, apesar de a maioria dos eleitores estar contra, de acordo com os últimos inquéritos de opinião.
O debate de hora e meia será transmitido em directo pelos dois canais de televisão pública, ARD e ZDF, e pelos dois maiores canais privados, RTL e SAT1, e moderado por quatro jornalistas.
Numa sondagem do Instituto Emnid, 54 por cento dos telespectadores declararam que ligarão a televisão durante o duelo entre os dois candidatos e 26 por cento disseram que pretendem assistir a todo o debate. Só 23 por cento dos inquiridos anunciaram que "de certeza" não vão assistir à transmissão.
De acordo com as regras acordadas entre ambos, nenhum dos candidatos deverá dar respostas de mais de minuto e meio, a primeira pergunta será dirigida a Steinmeier e Merkel terá a última palavra.
FA/Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.