LISBOA-"Todas as pessoas devem tomar a vacina contra a Gripe A e não apenas os grupos de risco e o mais rápido possível."
Os conselhos são de Rita Colwell, cientista norte-americana que tem investigado a ligação entre as alterações climáticas e a saúde humana.
De passagem por Lisboa e em entrevista à Renascença, Rita Colwell defende que a Gripe A é um fruto evolucionista, algo que não pode ser travado.
“Há aqui dois pontos distintos: há pessoas que, de uma forma natural, são mais sensíveis a certas proteínas. Essas devem fazer testes antes de se vacinarem. Mas a vacina, na realidade, é apenas uma variante de uma vacina anterior, quem tomou essa anterior já deverá ter alguma protecção. A nova vai dar ainda mais protecção e imunidade e por isso manda o bom senso tomar a nova vacina”, disse.
Esta cientista explica também o que esteve na origem desta nova variante da gripe:
“O vírus está associado aos animais, neste caso porcos, e estas situações, com animais e pessoas muito perto uns dos outros, como acontece na Ásia, onde estão todos debaixo do mesmo tecto, a probabilidade do vírus passar para as pessoas é muito séria, porque no novo hospedeiro, o vírus pode ser mais infeccioso e causar sintomas mais graves, sobretudo em jovens adultos, porque têm um sistema imunitário mais forte”, acrescenta.
RR.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.