quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ONU:ONU pronta a assumir sua responsabilidade histórica, diz Ban

NOVA IORQUE-No seu discurso de abertura à sessão de debate geral da Assembleia-Geral, Ban Ki-moon afirmou que nunca como agora, houve a necessidade de actuar num espírito de renovado multilateralismo; ele revelou que vai convocar uma cimeira especial sobre as Metas do Milénio, em 2010.
O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a abertura do debate geral da 64ª sessão da Assembleia-Geral ocorre numa altura excepcional em que o mundo enfrenta crises nas áreas económica, alimentar, energética e uma pandemia de influenza.
Ban afirmou que nunca como agora, houve a necessidade de actuar num espírito de renovado multilateralismo.
Armas Nucleares
Ele realçou que 2009 deveria ser o ano em que as nações do mundo respondem juntas ao maior desafio que a humanidade enfrenta, a ameaça de mudanças climáticas catastróficas.
Ban Ki-moon destacou também a importância de limpar o mundo de armas nucleares.
O Secretário-Geral disse que este ano os países membros da ONU podem concordar em banir a bomba.
Pobreza
Segundo Ban, uma outra prioridade das Nações Unidas é a luta contra a pobreza. Ele realçou que cerca de 100 milhões de pessoas vão cair este ano abaixo da linha da pobreza.
Ban Ki-moon revelou no seu discurso que vai convocar uma cimeira especial sobre as Metas do Milénio no próximo ano para acelerar progressos no cumprimemento dos oito objectivos estabelecidos no ano 2000.
O Secretário-Geral afirmou que os nobres ideais da ONU não podem ser alcançados sem paz, segurança e justiça, descrevendo o trabalho efectuado pelo Tribunal Penal Internacional, TPI, de crucial.
Responsabilidade
Ban pediu a libertação de todos os presos políticos em Mianmar, incluindo a prémio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, apelou ao fim do conflito sangrento em Gaza e aplaudiu os progressos significativos feitos em Timor-Leste, Haiti, Serra Leoa e Nepal.
Ban Ki-moon terminou o seu discurso afirmando que as Nações Unidas estão prontas a assumir o fardo da responsabilidade e a fazer história porque a organização representa a melhor esperança para a humanidade.

Rádio ONU-Por Carlos Araújo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.