quarta-feira, 9 de setembro de 2009

UE/AFRICA:Impacto da crise em África é tema central da 2ª cimeira com a UE

A crise económica global e o seu impacto negativo em África será tema dominante da segunda cimeira entre a União Europeia (UE) e a África do Sul, que decorre sexta-feira em Kleinmond, perto da Cidade do Cabo.
No projecto de conclusões a que a Agência Lusa teve acesso, a tróica - presidência do Conselho da UE, Comissão Europeia e autoridades sul-africanas - compromete-se a trabalhar no sentido de criar uma "moldura reguladora para o sector financeiro que apoie o crescimento global sustentado".
As alterações climáticas, cujo impacto em África é "particularmente vulnerável", são também uma preocupação a abordar na cimeira de África.
Os responsáveis pela tróica vão debater ainda temas africanos, como a crise política em Madagáscar, expressando a sua "satisfação" com os progressos registados pela mediação conduzida pelo ex-Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, elogiando o "resultado positivo da cimeira de Maputo", em Agosto último.
Na cimeira será ainda analisada a situação no Zimbabué, particularmente os "progressos na aplicação" do acordo político global e a contribuição sul-africana para o processo de paz no Burundi.
O projecto de conclusões refere ainda a preocupação com "a falta de resultados no processo de paz no Darfur" e assume o compromisso de apoiar os partidos políticos sudaneses no processo que conduzirá às eleições em 2010.
Em relação à Somália, a tróica lembra que "não pode haver uma solução militar para a crise", apelando às partes interessadas para que "redobrem os seus esforços no sentido da reconciliação", pedindo ainda que sejam depostas as armas.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.