sábado, 19 de setembro de 2009

CV:Militares em São Nicolau para ajudar moradores da Ribeira Brava


RIBEIRA BRAVA(ASEMANA)-Na ilha de Chiquinho, as comunicações estão totalmente cortadas. Informações apuradas a meio da tarde desta sexta-feira indicavam que a ilha está sem sinal de rádio, televisão, telemóvel e o acesso às várias localidades é impossível. A vila da Ribeira Brava está inundada.
Também em São Vicente os militares já estão a trabalhar com os bombeiros no apoio aos mindelenses, que desde o início da tarde de sexta-feira estão a ser fustigados por fortes chuvas. As cheias já inundaram inúmeras casas particulares e comerciais. A situação é particularmente crítica na Avenida 05 de Julho onde se localizam uma seguradora, uma agência bancária, várias lojas de chineses e dois mini-mercados.
Na Ribeira Grande, Santo Antão, a chuva baixou de intensidade e o edil Orlando Delgado já começa a contabilizar prejuízos. Em jeito de exemplo, o autarca destaca a destruição de um troço da estrada de penetração da Ribeira Grande e de algumas propriedades agrícolas. A situação levou o edil a solicitar ao Ministério da Educação o adiamento da abertura do ano lectivo por falta de condições.
Na Boa Vista, embora tenha chovido com menor intensidade, os moradores, principalmente da zona da Barraca, falam em água pelos joelhos e prejuízos materiais.
Já caiu muita chuva na região norte do país e o Serviço Nacional de Meteorologia e Geofísica prevê mais queda de água nas próximas 24 horas.
S. NICOLAU: chuva mata três pessoas na Covoada(EXPRESSO)
A confirmação é do correspondente da Rádio Nova em S. Nicolau. Emanuel Semedo cita um morador da Covoada que o contactou, confirmando a tragédia. "Vivemos agora uma situação de catástrofe", pontuou a fonte, que lamenta esta situação.
Segundo Semedo, chove naquela zona (Fajã e arredores) desde o meio-dia de ontem sem parar.
Na Covoada, a chuva soterrou uma família e mãe e dois filhos menores perderam a vida.
Expresso das Ilhas já pode confirmar esta situação. Dona Tina, em declarações a este diário on-line confirma a tragédia, e diz que tudo aconteceu por volta das duas horas da manhã.
As vítimas mortais foram soterradas por "quebradas" que vieram nas enxurradas que invadiram a casa vitimando mortalmente três pessoas.
Antónia d' Mari Djodja, aparenta uns 30-40 anos e os meninos, um estava no jardim infantil e outro estudava a terceira classe.
Covoada está literalmente isolada. Não há acesso. A chuva danificou o caminho de acesso à zona. Rede móvel nunca funcionou na aldeia e os moradores estão com dificuldades para contactar as autoridades na Vila.
SANTO ANTÃO: chuva continua - uma senhora perde a vida(EXPRESSO)
A informação chega da Ribeira Grande, na ilha de Santo Antão. Uma senhora, na casa dos 70 anos de idade, moradora em Boca de Ambas as Ribeiras, perdeu a vida.
O edil, Orlando Delgado confirma esta situação. Segundo nos explicou, em decorrência das chuvas caídas ontem a senhora "apanhou um susto e caiu", perdendo a vida.
A situação continua difícil por aquelas bandas. Não há acessos e no interior do concelho continua a chover.
No Paúl, um jovem foi socorrido quando era arrastado pelas cheias. Neste momento não chove no Paúl.
ASEMANA.CV/EXPRESSO DAS ILHAS.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.