segunda-feira, 30 de novembro de 2009

BRASIL:Autarca do Rio luta contra lixo nas praias


RIO DE JANEIRO-Todos os domingos, são mais de 200 toneladas de lixo que se acumulam nos 56 quilómetros de costa junto à Cidade Maravilhosa.
O presidente da Câmara do Rio de Janeiro prometeu tomar uma medida inédita: durante 24 horas, e de surpresa, vai suspender a limpeza das ruas para mostrar aos cariocas como sujam as ruas e as praias da "Cidade Maravilhosa". "Num qualquer domingo de Sol, vou retirar de surpresa a Comlurb (a empresa municipal de limpeza) das praias. E vou fazer o mesmo na avenida Rio Branco [a principal da cidade]. Vou deixar o lixo no chão o dia todo", declarou Eduardo Paes aos jornalistas.
Todos os domingos são mais de 200 toneladas de lixo que se acumulam ao longo dos 56 quilómetros de costa junto à cidade que vai receber o Campeonato Mundial de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Segundo o autarca do Rio, alguns bairros estão tão sujos que os funcionários da câmara encarregues da limpeza são obrigados a varrê-los cinco vezes ao dia. Tudo isto apesar da abundância de caixotes do lixo que existem nas ruas.
"É um debate que temos de ter. Todos gostam de dizer que são cariocas mas são poucos os que se preocupam em cuidar da sua cidade", sublinhou Paes durante um congresso sobre renovação urbana no Rio. Além disso, os maus hábitos dos cariocas custam caro à Comlurb. "Gastamos 530 milhões de dólares por ano e o que é mais absurdo é que só 40% deste valor se destina à recolha do lixo que cabe à autarquia. O restante é usado para limpar o lixo que os habitantes do Rio deitam para o chão", explicou Paes que se prepara agora para pôr o espírito ambientalista dos munícipes à prova.
LUSA/DN.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.