A Empresa Nacional de Administração dos Portos (Enapor) vai avançar com o incremento da fase de montagem financeira do projecto do terminal de transbordo de contentores em São Vicente, no próximo ano.
A crise internacional obrigou a empresa a refazer os estudos, sobretudo o de mercado, que deve ficar concluído até Dezembro.
A informação foi avançada à agência Inforpress pelo administrador-delegado do Porto Grande do Mindelo, Jorge Pimenta Maurício, à margem do fórum "Logística no Atlântico Médio".
Enquanto sistema portuário, no âmbito da transformação do Porto Grande, explica o responsável, a Enapor pretende disponibilizar até ao fim do ano uma resposta mais firme em relação a montagem financeira do terminal de transbordo de contentores.
"Devido à crise, a empresa está a refazer o estudo de mercado porque tudo ficou desalinhado, é necessário realinhar com a nova estratégia, com os novos mercados, as novas tendências, as novas rotas comerciais, e logo a seguir avançar fortemente com a primeira fase do projecto", declarou Pimenta Maurício.
Em simultâneo, e direccionados para o Porto Grande, a Enapor tem em carteira mais dois "projectos estratégicos", um dos quais é a construção do armazém a frio dentro das instalações do porto, cujas obras devem arrancar até o final do ano.
O segundo projecto relaciona-se com o novo acesso norte ao porto, que vai envolver a conquista de cerca de 2,5 e 3 hectares de terreno, para a contentorização e facilitar o transbordo.
Decidida na ideia de transformar Cabo Verde numa plataforma no Atlântico Médio, a Enapor está a desenvolver um projecto global para disponibilizar facilidades portuárias que condizem com um novo paradigma de porto, não um porto tradicional com mera passagem de mercadoria, mas um porto como um centro de distribuição e um elo da cadeia logística de transporte.
Daí, explica Jorge Pimenta Maurício, além dos grandes projectos para o porto de São Vicente, a Enapor já iniciou a primeira fase das obras de construção de uma zona de logística no Porto da Praia, e a segunda fase contempla obras do parque de contentores, ampliação do molhe número 1 e a dragagem da bacia de manobra.
Da mesma forma, os demais portos do país, revela a mesma fonte, estão em obras expansão ou em vias de arrancar.
"Ou seja, estamos num processo global porque só assim tem sentido disponibilizarmos facilidades portuárias que condizem com um novo paradigma de porto no país", concluiu o administrador-delegado do Porto Grande do Mindelo.
OJE/LUSA
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