segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CV(EXPRESSO):Abílio Cesário L. Martins, administrador da PT Comunicações: “Cabo Verde tem sido um excelente parceiro”



PRAIA-O gigante português das telecomunicações - Portugal Telecom, vive um grande momento e aproveita a boa-forma para reforçar a sua posição nos mercados lusófonos. A aposta em Cabo Verde é sobejamente conhecida, mas a inclusão de uma categoria própria nos Prémios Sapo 2009 demonstra o verdadeiro relevo que o Arquipélago começa a ter no sector das comunicações. Abílio Martins, administrador da PT em entrevista ao EXPRESSO DAS ILHAS falou da importância do mercado online e da condição de Cabo Verde como parceiro estratégico.
Qual a importância destes prémios?
A importância destes prémios é precisamente premiar o que de melhor se faz em criatividade na internet, descortinar quais são as campanhas mais ousadas e a forma como as marcas ou as agências conseguem utilizar a internet para comunicar com os seus clientes. Porque quando se fala de ouvir - o ciclo mais importante da comunicação -, a internet é a única ferramenta que o permite efectuar eficazmente.
Então a internet tem-se revelado um bom meio de promoção...
Não... A internet é o grande meio de promoção e é aquele que tem vindo a crescer e a solidificar-se ano após ano. Contudo, eu diria que além de ser um grande meio de promoção é a cola de todos os outros meios.
Qual o estado da publicidade em tempo de crise?
A publicidade online cresceu. Em tempos de crise, o que daí resulta é publicidade mais criativa e um maior esforço por parte das agências e marcas. Como diz o povo: "a necessidade aguça o engenho" e a internet é realmente um meio privilegiado para chegar às massas. Por exemplo, é interessante verificar fenómenos como o acesso à internet a partir do telemóvel. Este ano o telemóvel é a grande revelação, como instrumento para navegar na internet. Hoje todas as grandes campanhas querem estar no negócio móvel.
Qual foi a razão que levou à inclusão de Cabo Verde e Angola nos Prémios Sapo?
Cabo Verde e Angola são países que estão a solidificar, de uma forma verdadeiramente impressionante, a sua presença na internet. Esta realidade tem a ver com níveis muito interessantes da adopção do computador pessoal, mas sobretudo com a generalização de telemóveis com capacidade de acesso à internet. Cabo Verde tem um mercado que vai ficando cada vez mais robusto e que vale a pena apostar. Em Cabo Verde fazem-se excelentes campanhas publicitárias, desse modo, os anunciantes no Arquipélago descobriram uma nova cadeia de valores - que são os anúncios online -, por isso não havia como não premiar o que se faz de melhor.
E projectos para Cabo Verde?
Além do grande projecto de telecomunicações, vamos lançar, através do Sapo, o Pond - o primeiro grande agregador de redes sociais - com vista a agregar contas online e a torná-las acessíveis a partir de um ponto único. Neste momento já está em teste e vamos lançá-lo em Cabo Verde.
Cabo Verde tem sido um bom parceiro?
Tem sido um excelente parceiro, com grandes níveis de audiência, não só dos que estão em Cabo Verde, mas também na diáspora espalhada pelo mundo fora.
A Portugal Telecom tem mais algum projecto para o mercado lusófono?
Temos algumas novidades para o mercado lusófono...
Quer-nos descortinar dessas novidades?
Por exemplo, dentro em breve, vamos servir todas as capas de jornais, de todas as nações lusófonas e não só no portal.
EXPRESSODASILHAS.SAPO.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.