PRAIA-O Boavista da Praia sagrou-se hoje pela quinta vez campeão de Cabo Verde, ao voltar a derrotar o Sporting da Praia, desta vez por 1-0, na segunda mão da final do campeonato nacional de futebol cabo-verdiano.
Um golo de Fufuco, o melhor marcador da prova com 12 golos em oito jogos, permitiu ao Boavista da Praia repetir a vitória da primeira mão, em que vencera, por 2-0, acabando com o sonho dos “leões” em tornarem-se a primeira equipa a ganhar o campeonato por cinco vezes consecutivas.
O golo de Fufuco, que já marcara na primeira mão, aconteceu no quarto minuto de compensações na transformação de uma grande penalidade, que levou à expulsão de Loloti, obrigando os “leões” a terminarem o minuto restante do jogo com apenas nove jogadores.
No final da primeira parte, logo após o apito do árbitro internacional Vítor Lima (de São Vicente), Tom foi expulso depois de ter agredido Carlitos.
O jogo foi disputado no Estádio da Várzea, na Cidade da Praia, terreno onde ambas as equipas realizam os jogos em “casa”.
Ao campeonato, o Boavista da Praia, juntou-lhe a Taça de Cabo Verde, prova que também venceu na época passada.
A meio desta semana, a direcção do Sporting da Praia demitiu o treinador Alex, desconhecendo-se ainda as razões para a “chicotada psicológica”. Hoje, quem liderou a equipa leonina a partir do banco foi Félix Gomis, que é também dirigente leonino.
Por seu lado, os comandados de Janito Carvalho realizaram uma época cheia de golos, entre jogos dos regionais, taça e campeonato, tendo ficado a apenas um da centena.
O quadro dos vencedores do campeonato cabo-verdiano, cuja primeira edição se realizou em 1959, divide-se em duas partes, antes (15 provas) e após (35) a independência, a 05 de Julho de 1975.
Até essa data, a então região da ilha de São Vicente conquistou nove títulos, repartidos pelas equipas do Mindelense (seis), Académica do Mindelo (dois) e Castilho (um). As restantes seis edições foram ganhas pelas equipas de Santiago Sul: Sporting da Praia (dois), Travadores (dois), Boavista (um) e Académica (um).
A partir de 1975, o Sporting Clube da Praia é a equipa com mais títulos, oito, sendo seguido pelo Mindelense (sete), Travadores de Santiago (quatro), Académica do Mindelo (três), FC Derby (três) e da Boavista da Praia (três).
Castilho (São Vicente), Botafogo (Fogo), Académica da Boa Vista, Amarante (São Vicente), 11 Unidos (Maio), Sal-Rei (Boa Vista) e Académico (Sal) têm um título nacional cada.
No cômputo geral, o Mindelense conta com 13 títulos, e o Sporting da Praia dez. O Boavista da Praia conquistou, assim, o quinto campeonato nacional da sua história.
http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=29590&idSeccao=519&Action=noticia
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.