quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

MOÇAMBIQUE:Moçambique e Rússia vão abolir vistos em passaportes diplomáticos e de serviços


MAPUTO-Os governos de Moçambique e da Rússia assinaram hoje um acordo de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviços, a vigorar a partir de 2010, um mês após a ratificação do documento pelos respectivos parlamentos.

O memorando assinado em Maputo pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Oldemiro Baloi, e pelo embaixador da Rússia em Maputo, Igor Popov, visa facilitar a circulação de diplomatas e trabalhadores de serviços em instituições diplomáticas nos dois países, mas, proximamente, a medida estender-se-á a outros níveis.
Falando aos jornalistas, Oldemiro Baloi disse que a abolição de vistos de entrada "insere-se no contexto de excelentes relações" entre os dois países e representa "a garantia de que as relações continuarão a evoluir" como ambos os Governos pretendem.
O governante justificou a decisão de supressão de vistos com a Rússia, "um país amigo", com o facto de se pretender aprofundar os laços de cooperação com aquele país do leste europeu, que ficaram afectados após mudanças na ex-URSS, na década de 1990.
"As relações com a Federação russa são excelentes. Estamos à procura do caminho para aprofundá-las ainda mais", disse o governante.
"Neste momento, estamos a tentar redefinir os contornos dessa cooperação e ver se arrancamos, daí a importância deste instrumento que foi assinado", acrescentou.
A abolição de vistos vai "facilitar os tempos de execução das tarefas que nós tenhamos e, sobretudo, a resposta a situações de urgências", explicou Oldemiro Baloi.
Igor Popov considerou o acordo "um grande passo para desenvolver as relações bilaterais" entre a Rússia e Moçambique, representando também um "grande presente para os diplomatas e trabalhadores de serviços que visitam os dois países".
Em Moçambique residem 250 cidadãos russos, enquanto na Rússia estima-se que vivam cerca de 100 moçambicanos, incluindo estudantes bolseiros.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.