A coragem e o sangue-frio de um passageiro holandês impediram que um terrorista com ligações à al-Qaeda provocasse no dia de Natal uma tragédia a bordo de um avião da companhia norte-americana Northern Airlines (subsidiária da Delta Airlines). Enquanto outros passageiros entraram em pânico ao perceber que o terrorista tentava desesperadamente fazer deflagrar uma bomba, Jasper Schuringa atirou-se ao suspeito, conseguindo imobilizá-lo até à chegada da tripulação. O seu acto heróico salvou 289 vidas.
Faltavam cerca de vinte minutos para a aterragem, e o voo 253 da Northern Airlines, que fazia a ligação entre Amesterdão, na Holanda, e Detroit, nos EUA, já tinha iniciado a descida, quando os passageiros que seguiam nas filas da frente ouviram um estalo, como que de um balão a rebentar. Na fila 13, junto à janela, viu-se um flash, seguido de fumo e um forte cheiro a queimado. Alguns passageiros começaram a gritar e a perguntar ao homem que ali estava sentado o que estava a fazer. Jasper Schuringa, que estava sentado na fila do meio, não pensou duas vezes. Num ápice, levantou-se, saltou por cima do passageiro do lado, atravessou a coxia em voo e atirou--se ao único ocupante dos lugares junto à janela. 'O homem tinha as calças em baixo e segurava um objecto a arder entre as pernas. Arranquei-lhe o objecto e tentei extinguir as chamas com as mãos', contou Schuringa à CNN. O jovem holandês sofreu queimaduras ligeiras nos membros superiores, mas conseguiu arrancar o terrorista do lugar e arrastá-lo para a primeira classe, onde a tripulação ajudou a imobilizá-lo e algemá-lo. 'Estou bem, apenas um pouco abalado. Estou muito contente por ainda estar aqui', afirmou, com modéstia.
O terrorista, que sofreu queimaduras graves nas pernas, foi identificado como Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos e nacionalidade nigeriana. Embarcou num voo da KLM em Lagos, Nigéria, e fez escala em Amesterdão, onde trocou de avião e foi submetido a controlos de segurança de rotina. Os explosivos (pentaeritritol), que transportava em bolsas presas à parte interior das coxas, não foram detectados, tal como a seringa com um produto químico que usou para tentar fazê--los detonar. n *com agências
SAIBA MAIS
EXPLOSÍVOS LÍQUIDOS
Os chamados explosivos líquidos são compostos químicos que,ao serem misturados, produzem uma reacção explosiva ou incendiária.
2006 foi o ano em que os aeroportos proibiram a entrada de bebidas e outros líquidos nos aviões, por causa da ameaça dos explosivos líquidos.
SANTUÁRIO TERRORISTA
O Iémen tornou-se nos últimos anos um santuário para elementos radicais ligados à al-Qaeda
TERRORISTA FOI DENUNCIADO PELO PRÓPRIO PAI
Umar Farouk Abdulmutallab é filho de Umar Mutallab, um proeminente banqueiro nigeriano. Segundo a família, Umar estudou Engenharia em Londres até meados de 2008, altura em que abandonou os estudos devido às 'opiniões religiosas extremas'. Há seis meses, o próprio pai, preocupado com a sua crescente radicalização, denunciou o filho à embaixada norte-americana em Abuja e às agências de segurança nigerianas. Umar estava por isso referenciado pelas autoridades locais, mas as suspeitas não terão sido suficientes para impedir que obtivesse um visto de entrada nos EUA.
BUSCAS EM LONDRES
A divisão antiterrorista da Scotland Yard efectuou ontem buscas em várias residências de Londres por onde Umar Abdulmutallab terá passado quando estudava Engenharia no University College da capital britânica.O governo britânico já garantiu toda a assistência necessáriaàs autoridades norte-americanas na investigação do caso.
TESTEMUNHOS
'Ouvimos um estalo, que parecia um balão a estoirar, e depois uma senhora começou a gritar.'
'Olhámos para trás e vimos pessoas a lutar, fumo e chamas.'
'Percebi que era grave quando vi o medo nos olhos das hospedeiras.'
'Bombista estava de pé, com as pernas a arder, a gritar qualquer coisa sobre o Afeganistão.'
Passageiros
PORTUGAL NÃO MUDA SEGURANÇA
Os aeroportos portugueses estão num 'nível elevado de segurança' e não vão reforçar as medidas de vigilância devido à tentativa de derrubar o avião da Northern Airlines, afirmou ontem fonte da ANA à Lusa. Ao contrário, por toda a Europa os controlos de segurança nos aeroportos foram ontem reforçados, principalmente nos voos destinados aos EUA, tendo agora todos os passageiros de ser minuciosamente revistados antes de embarcar. O mesmo se passa nos voos internos nos EUA, pelo menos até as autoridades determinarem se se tratou de um acto isolado ou se fez parte de uma campanha terrorista mais alargada, com outros alvos adicionais.
NOTAS
SUSPEITA: LIGADO A AL-AW LAKI
O suspeito terá contactado com Anwar al-Awlaki, imã radical ligado à al-Qaeda e actualmente refugiado no Iémen, que por sua vez esteve ligado a três terroristas do 11-S e ao atirador de Fort Hood
SOFISTICADOS: EXPLOSIVOS
Abdulmutallab confessou ter recebido os explosivos de elementos da al-Qaeda na Iémen. fonte do FBI diz tratar-se de um engenho sofisticado: um pó incendiário activado com químicos
PLANO: BOMBISTA DOS SAPATOS
Componentes separados que explodem ao entrar em contacto fazem lembrar o caso do ‘bombista dos sapatos’, em 2001, e o plano para derrubar aviões com explosivos líquidos, em 2006
EXPLOSIVO QUE TERIA SIDO USADO
Pentaeritritol é o composto orgânico com a fórmula C(CH2OH)4. Este poliol branco e cristalino é um "bloco de construção" em síntese orgânica para a preparação de muitos compostos polifuncionais tais como o explosivo PETN e triacrilato de pentaeritritol. S. F. Marrian (1948). "The Chemical Reactions of Pentaerythritol and its Derivatives". Chemical Reviews 43 (1): 149-202. Derivados de pentaeritritol são componentes de resinas alquídicas, vernizes, estabilizadores de PVC, ésteres de tall oil, e olefinas antioxidantes.
CORREIO DA MANHA-Por Ricardo Ramos com agências/WIKIPEDIA
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.