sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

CV(ASEMANA):Ministra da Cultura portuguesa anuncia projectos em parceria com Cabo Verde


LISBOA-O apoio ao património e à língua portuguesa são algumas das prioridades da nova Ministra da Cultura de Portugal, Gabriela Canavilhas. Entre as acções em parceria com o governo cabo-verdiano, a governante avança a criação de uma biblioteca no país e a valorização da Cidade Velha. "O meu mandato é para a concretização", afiançou a ministra à Comissão de Ética, Sociedade e Cultura do Parlamento Português. Gabriela Canavilhas defendeu intervenções na área do património e da língua, nomeadamente o apoio à criação de uma biblioteca em Cabo Verde e de um fundo bibliográfico em Moçambique.
A ministra, segundo a Rádio Renascença e o Jornal de Notícias, também expôs o seu apoio à recuperação do património criado pelos portugueses fora do seu território, nomeadamente as obras de valorização da Sé da Ribeira Grande de Santiago.
Questionada sobre o acordo ortográfico, Gabriela Canavilhas esclarece que o seu ministério vai dar o exemplo já a partir do próximo ano e começar a implementar as novas regras de escrita. A ministra informou ainda sobre o projecto de digitalização de textos e obras de língua portuguesa e a preservação do espólio de dez escritores portugueses, entre eles, o Nobel da Literatura José Saramago.
ASEMANA.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.