segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

CV:STANDARD e POOR`S piora perspectiva da dívida de Cabo Verde de "estável" para "negativa"


PRAIA-A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) reviu em baixa de "estável" para "negativo" a perspectiva da dívida de Cabo Verde devido ao aumento dos défices externo e orçamental, segundo avança a Inforpress.
A agência de rating explica que a perspectiva negativa se deve ao aumento dos desequilíbrios externo e orçamental, que colocam "riscos para a sustentabilidade da sua dívida a longo prazo".
A avaliação inclui o crescimento dos "já grandes desequilíbrios externos", um ponto estrutural e já histórico da economia cabo-verdiana, mas que a Standard & Poor's diz ter sido agravado por dois novos pontos.
A quebra nas receitas da balança corrente (principalmente turismo) prejudicadas pela crise económica global e o plano ambicioso de investimento do Governo que aumentou largamente o volume de importações terão estado na origem do avolumar dos desequilíbrios.
A agência indica também que se concluir que a estratégia do governo para impulsionar o crescimento e reduzir os défices externo e orçamental não funcionaram, o rating pode ser efectivamente mudado no decorrer dos próximos dois anos.
A Standard & Poor's espera agora que o défice da balança corrente atinja os 19% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009, depois de em 2008 se ter ficado pelos 12%.
"Sem medidas de correcção dos desequilíbrios ou uma súbita recuperação de turismo, esperamos que o défice da conta corrente se situe acima do seu nível de 2009 de cerca de 20% do PIB até 2011", diz a agência.
A S&P considera que o acelerar do plano de investimento do governo, incluído no plano anti-crise cabo-verdiano, colocou uma pressão ainda maior sobre as contas externas e que este vai contribui para aumentar ainda mais os défices orçamentais dos próximos anos.
As previsões da agência apontam ainda para um défice orçamental de 10% em 2009, e que a dívida pública ultrapasse os 70% do PIB em 2010.
OJE/Inforpress

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.