sábado, 26 de dezembro de 2009

CAN2010:Novo estádio de Luanda ocupa 80 mil metros quadrados


LUANDA-O Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda, que vai albergar os jogos do grupo A da Taça Africana das Nações em futebol, está edificado numa área de oitenta e dois mil metros quadrados, apurou hoje a Angop no local.
O empreendimento localizado no bairro do Camama, no município do Kilamba Kiaxi, possui 600 holofotes para iluminação ao estádio, fixados nas estruturas
metálicas da infra-estrutura, sendo 450 apontados para o recinto de futebol e 150 outros para iluminação das bancadas.
O director técnico da empresa fiscalizadora da empreitada, Luís Campos, disse que a infra-estrutura é constituída por dois anéis do estádio, sendo 28 mil lugares no primeiro anel, 20 mil no segundo, cabendo os restantes assentos reservados para as áreas VIP e deficientes físicos.
O estádio comporta quatro áreas VIP, 40 cabines de imprensa, duas salas de imprensa, uma de conferência, tribuna de honra, salas de apoio, 11 saídas de emergência, 16 escadas de acessos para o primeiro anel e oito para o segundo.
O recinto comporta ainda 50 lojas e vários restaurantes em todo perímetro.
De igual modo, possui quatro geradores de dois megawatts cada um, dois depósitos de água com capacidade para mil e 200 metros cúbicos cada, bem como um parque de estacionamento interno com capacidade para 300 viaturas.
O responsável da fiscalização, que falava no final da visita efectuada hoje pelo ministro da Comunicação Social, Manuel Rabelais, ao estádio de Luanda, onde constatou o estado avançado da empreitada, disse que neste momento está tudo quase pronto.
“Como estrutura o estádio está concluído, estando as diversas componentes do empreendimento em fase de limpeza e colocação de mobiliário”, referiu.
Quanto à colocação do tartan à volta da pista do campo, disse que estará concluída antes da abertura do campeonato.
Em relação ao aspecto exterior está igualmente a proceder-se a terraplenagem e asfaltamento do parque de estacionamento com capacidade para três mil viaturas ligeiras e 80 autocarros.
O recinto de jogo do estádio de futebol de Luanda que vai acolher o Campeonato Africano das Nações possui 105 metros de cumprimento e 68 de largura.
As vias de acesso ao estádio de Luanda estão igualmente concluídas, prevendo-se para o efeito a existência de quatro estradas principais, bem como outros arruamentos.
O ministro encabeçava uma delegação que integrava quadros seniores e directores de órgãos de informação, inteirou-se sobre os sistemas de comunicações, as diversas áreas de trabalho dos jornalistas, bem como visitou outras inerentes ao estádio.
ANGOLA PRESS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.