quarta-feira, 11 de novembro de 2009

BRASIL:Brasil com luz verde para doar 5,3 milhões de euros a fábrica de anti-retrovirais em Moçambique


BRASÍLIA-A Comissão de Assuntos Económicos do Senado autorizou hoje o governo brasileiro a doar 13,6 milhões de reais (5,3 milhões de euros) a Moçambique para a primeira fase de instalação de uma fábrica de anti-retrovirais.

O projecto que prevê a ajuda do Brasil para a construção da unidade de medicamentos contra a SIDA em Maputo já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado e será analisado ainda pela Comissão de Relações Exteriores, que dará um parecer definitivo.
O relator do projecto, o senador Marcelo Crivella, do Partido Republicano Brasileiro (PRB), destacou o carácter humanitário desta cooperação brasileira, que poderá beneficiar pelo menos 400 mil portadores do vírus HIV.
Crivella retratou o quadro dramático da SIDA em Moçambique, onde a taxa de prevalência é de 16% numa população de 20 milhões de pessoas.
De acordo com o senador, a SIDA mata cerca de 7000 pessoas por dia no país.
O Ministério da Saúde informou que o Brasil vai investir 10 milhões de dólares (6,7 milhões de euros) na fábrica de anti-retrovirais de Maputo.
A nova unidade de medicamentos deverá fabricar oito dos 15 anti-retrovirais que o Brasil tem tecnologia para produzir.
Dados do Programa das Nações Unidas para a SIDA (UNAIDS) indicam que a África Subsaariana continua a concentrar a maior parte das pessoas portadoras do vírus HIV no mundo.
Nesta região, a SIDA já deixou 14 milhões de crianças órfãs.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.