domingo, 8 de novembro de 2009

CV(EXPRESSO):DENGUE: mosquito Aedes Aegypti pode ser resistente a insecticida


PRAIA-Numa altura em que Cabo Verde é afectado pela Dengue, em que oficialmente se fala em cerca de 10 mil casos suspeito e seis óbitos, eis que nos chegam informações de que o mosquito que propaga essa doença é resistente a insecticidas. Em Madeira, Portugal, há cerca de quatro meses enfrentou-se o mesmo problema que se vive nestes dias em Cabo Verde.
O mosquito Aedes Aegypti, classificou-o na altura o especialista Santos Grácio, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical é um adversário "muito poderoso", por isso advogou que a luta para a sua erradicação é "muito difícil". "Este mosquito tem um vector poderoso, transmite dengue, febre-amarela e ainda mais 22 arbovírus", acrescentou o mesmo especialista.
Em Cabo Verde não se medem meios para o combate a essa doença. Desde ontem, sexta-feira, que várias iniciativas para limpar as ruas, cutelos, avenidas e cobons estão em curso.
Várias toneladas de lixo foram amontoadas e estão a ser removidos pela Câmara Municipal da Praia e pela Protecção Civil. Ainda hoje existem grupos organizados a limparem as respectivas zonas.
Da Comunidade Internacional começaram a chegar ao país apoios de vária ordem. França e Portugal já têm equipas técnicas no terreno. Do Brasil deverá chegar nas próximas horas alguns donativos.
A Câmara Praia, município onde os números de casos suspeitos de Dengue são assustadores, tem no terreno uma campanha de sensibilização em bairros críticos, como Fonton, Cobon, Tira Chapéu e Casa Lata. Com a parceria da ÚNICA vários alunos desenvolvem campanhas de informação e sensibilização sobre o mosquito transmissor da doença.
EXPRESSODASILHAS.CV-7-11-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.