domingo, 8 de novembro de 2009

CV:Cabo Verde pede apoio internacional para combater epidemia da dengue

PRAIA-O Governo de Cabo Verde solicitou o apoio de vários países, entre eles Portugal, para fazer face à epidemia da dengue, que já provocou seis mortos e cerca de 9.000 infectados.

Segundo o primeiro-ministro José Maria Neves o arquipélago já solicitou ajuda aos "países amigos", por não dispor de meios suficientes para controlar a epidemia. "O Governo decidiu solicitar em regime de urgência apoio humano e de equipamentos a Portugal, Espanha, Brasil e Cuba para melhorar a capacidade de atendimento do Hospital Central da Praia, dos centros de saúde da Praia e do Hospital regional de São Filipe (Fogo) onde também há uma tendência crescente de casos da dengue".
José Maria Neves diz ainda que o Governo apresentou aos parceiros as necessidades do país neste momento, designadamente em termos de disponibilização de clínicos gerais, epidemiologistas e enfermeiros, equipamentos clínicos e de laboratório. "Há quase 9.000 casos, há necessidade de pormos todos os centros de saúde a funcionar e não temos pessoal suficiente", acrescenta.
A dengue fez, de ontem para hoje, mais duas últimas vítimas mortais, um indivíduo de 30 anos que faleceu na quarta-feira e uma mulher de 45 anos que faleceu dia 5.
O Governo aprovou ainda um orçamento de 400.000 euros para os custos iniciais da campanha de prevenção e de combate ao mosquito da dengue.
Hoje na capital do país, uma brigada composta por 500 homens da polícia, Forças Armadas e voluntários percorrem a cidade para o combate aos mosquitos.
O Governo decretou tolerância de ponto nacional na sexta-feira para que a população possa participar da campanha de limpeza e erradicação dos focos de mosquitos. "A grande campanha nacional que terá lugar amanhã (sexta-feira) será coordenada no terreno pelo Serviço Nacional de Protecção Civil e eu mesmo e todos os membros do Governo, os responsáveis da administração pública, os directores das empresas, professores e outros responsáveis teremos uma participação activa, principalmente nos locais de trabalho".
Paralelamente, em vários pontos do país, associações, igrejas e outras instituições apelam à participação da população nas campanhas de combate ao mosquito da dengue.
Nas últimas 24 horas foram registados mais 1.105 casos suspeitos de dengue, e seis são febre hemorrágica.
O município da Praia é o mais afectado, e de ontem para hoje estão diagnosticados 851 casos. A nível nacional estão diagnosticados 8.799 casos.
OJE/LUSA-05-11-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.