domingo, 8 de novembro de 2009

PORTUGAL:Governo português aconselha "cuidados especiais" na deslocação a Cabo Verde devido à dengue

LISBOA-O Governo português aconselha quem quiser deslocar-se a Cabo Verde a adoptar "cuidados especiais" por causa do surto da dengue que se regista no país.

"Têm-se registado algumas epidemias no país, nomeadamente a dengue, gripe A (vírus H1N1) e malária. Será aconselhável, antes de qualquer deslocação ao país, a consulta prévia ao portal da OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre o evoluir da situação médico-sanitária em Cabo-Verde", lê-se no site da Secretaria de Estado das Comunidades (www.secomunidades.pt).
Na mensagem o Governo aconselha os portugueses a ingerir apenas "água engarrafada e sem gelo" e "evitar o consumo de saladas".
"Além dos medicamentos que normalmente necessitem, os viajantes devem estar munidos de anti-diarreicos e repelentes de insectos".
O Ministério da Saúde de Cabo Verde confirmou já quatro mortos por dengue no país, com mais de 6.700 casos suspeitos. O Ministério da Saúde reconhece que a epidemia da dengue no país assumiu contornos preocupantes, estando a ser registados uma média diária de 192 casos em todas as ilhas, com excepção das de Boa Vista e Santo Antão, onde até agora não houve casos suspeitos.
De acordo com o director do Hospital Agostinho Neto, Artur Correia, a epidemia não atingiu ainda o seu pico.
As estruturas de saúde recomendam o combate ao mosquito transmissor e o uso de repelente, produto que desapareceu das prateleiras das farmácias na Cidade da Praia e em São Vicente.
As Forças Armadas cabo-verdianas estão no terreno para limpar as ribeiras e eliminar focos de mosquitos.
OJE/LUSA-05-11-09

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.