domingo, 15 de novembro de 2009

CV:Comunidade internacional ajuda Cabo Verde no combate a epidemia da dengue


PRAIA-A comunidade internacional respondeu ao apelo lançado pelo Governo de Cabo Verde para apoiar na luta contra a epidemia da dengue que oficialmente já causou mais de 15 mil pacientes, dos quais 176 doentes hemorrágicos e seis óbitos.

Portugal e França foram os primeiros países a responderem ao apelo, mas a Holanda, Brasil, Cuba e Espanha mostram-se também disponíveis para ajudar o arquipélago cabo-verdiano no combate ao surto da dengue. ONG's internacionais também responderam o apelo.
Portugal levou para Cabo Verde um especialista em doenças tropicais que tem colaborado nos serviços intensivos do Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia e uma equipa médica composta por quatro médicos e outros tantos enfermeiros da Universidade de Coimbra que reforçaram os serviços da urgência do Hospital da Praia.
Ainda de Portugal, encontra-se na Praia uma equipa da AMI com dois médicos e dois enfermeiros que trabalham na ilha do Fogo. A França enviou um avião militar equipado com duas unidades de campanha hospitalar, uma ambulância e uma equipa médica de 15 médicos.
De Cuba já se encontra em Cabo Verde uma equipa de técnicos especializados no combate a malária e dengue, que prometem eliminar as larvas do mosquito vector da dengue de todo o país em menos de 24 horas após o início dos seus trabalhos.
A Holanda enviou um navio das forças armadas carregado de insecticidas, pulverizadores e fardas protectoras, e trabalham em conjunto com as Forças Armadas de Cabo Verde para eliminarem todos os potenciais focos do mosquito.
Espanha vai enviar para Cabo Verde medicamentos e equipamentos clínicos e promete ajudar o governo no financiamento das actividades de campanha de informação sobre a dengue.
O Brasil enviou um médico especialista que tem estado a trabalhar com as autoridades nacionais no levantamento das necessidades reais deste combate.
A dengue tem sido a preocupação de momento em Cabo Verde, pelo que os hospitais e os centros de saúde estão lotados dos pacientes. O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, que também contraiu a febre dengue, e encontra-se de baixa médica.

Ministra das Finanças poderá estar com dengue
A Ministra das Finanças, Cristina Duarte, está doente e presume-se que terá sido infectada pelo vírus da dengue, uma epidemia que tem afectado o país ultimamente.
Caso essa informação se confirmar, será o segundo membro do Governo do país a ser afectado por este mal, uma vez que, o primeiro-ministro, José Maria Neves, passou uma semana em repouso por causa de dengue, devendo regressar às suas lides amanhã, segunda-feira.
EXPRESSODASILHAS.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.