domingo, 15 de novembro de 2009

CV:EUA e Angola discutem segurança e energia na segunda-feira

Os Governos dos EUA e de Angola iniciam na próxima semana, em Washington, uma série de consultas estratégicas.

Os dois grupos abordarão, respectivamente, a cooperação em matéria de segurança e de energia na segunda-feira, antes de uma conferência no dia seguinte sobre agricultura e infra-estruturas.
Estes encontros devem passar a regulares, segundo um comunicado da diplomacia norte-americana. O princípio foi decidido durante a visita a Luanda da secretária de Estado, Hillary Clinton, a 9 e 10 de Agosto.
Angola foi a terceira etapa da secretária de Estado norte-americana, num périplo por sete países africanos que terminou no dia 14 em Cabo Verde.
Hillary Clinton deixou na sua "histórica" visita Angola novas ajudas ao desenvolvimento mas também recados ao regime angolano, nomeadamente sobre Direitos Humanos e eleições presidenciais. No rescaldo desta deslocação o presidente da Câmara de Comércio Angola/EUA, Francisco da Cruz, considerou que a visita criou um "ambiente mais favorável" para os investimentos de empresas norte-americanas no país. E assinalou que o "bom momento" nas relações entre Washington e Luanda vai dar um novo impulso na utilização da linha de crédito de 120 milhões de dólares (84,8 milhões de euros) do banco de exportação e importação dos EUA (Eximbank). Francisco da Cruz recordou que em Maio, no quadro da visita a Washington do ministro angolano das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, foi assinado um acordo geral de comércio e investimentos, para dinamizar as relações entre os dois países.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.