MINDELO-O combate à dengue vai ser intensificado em São Vicente. Um programa contínuo de intervenção será, já a partir de hoje, operacionalizado até a eliminação de todos os focos de reprodução do mosquito causador da doença. É esta a decisão saída de uma reunião realizada, na manhã de hoje(12 de Novembro), entre a Câmara Municipal e a Delegacia de Saúde.
Apesar de o balanço da campanha do último fim-de-semana ser bastante positivo e de a situação em São Vicente ser considerada estável, não se pode descurar. É que segundo o Delegado de Saúde, José de Aguiar, tem-se actuado na eliminação das larvas e dos mosquitos adultos mas verifica-se alguma dificuldade em abater todos os pontos de proliferação identificados e em responder em tempo útil às indicações dadas pela população. Daí a necessidade de intensificar as acções de pulverização nas zonas rurais, nas casas e nos pardieiros, locais de grande proliferação de mosquitos.
A par das acções de pulverização e de eliminação das larvas e dos mosquitos adultos, operacionalizadas pela Delegacia de Saúde, o vasto programa apresentado, hoje, por Isaura Gomes prevê várias outras vertentes: sensibilização nas escolas, jardins, residências e empresas com distribuição de material informativo, intensificação da recolha do lixo com o apoio dos particulares e empresas, demolição dos pardieiros, reforço do fornecimento de água nas sentinas municipais, aumento do número de contentores de lixo disponíveis, reforço da vigilância na lixeira municipal, reforço na requalificação e iluminação dos bairros e da ligação das casas às redes de água e esgoto.
Realce para o reforço da fiscalização às casas com criação de animais, devendo os seus donos abatê-los, dentro de um prazo estipulado pela Câmara, de modo a se pôr cobro definitivo a essa prática nociva à saúde pública, mas também à venda ambulante de produtos perecíveis.
Previsto, ainda, no programa, a adopção do último domingo de cada mês como o "Dia da Eco - cidade", com identificação dos pontos críticos e campanha de sensibilização casa -a - casa.
Um contingente de 100 alunos inscritos no curso de enfermagem do IESIG deverá, também, receber formação intensiva da Delegacia de Saúde para prestar apoio às acções de combate em São Vicente e, em caso de necessidade, nas ilhas vizinhas de São Nicolau e Santo Antão.
O Dr. Camal Mansinho, epidemiologista do Hospital Egas Moniz (Portugal), presente na reunião, irá prestar, o seu contributo à melhoria do plano de contingência adoptado para São Vicente.
Estiveram também presentes na reunião de hoje(Dia 12), os vereadores do MPD, Augusto Neves, Humberto Lélis e Benvindo Cruz, do PAICV, João do Carmo e Albertino Graça, da UCID, António Monteiro e Carlos Gomes e ainda os responsáveis das direcções de serviço de ambiente, da protecção civil e dos Bombeiros Municipais.
CMSV.CV
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.