sábado, 14 de novembro de 2009

FUTEBOL:Após trauma de 2006, Eto’o marca e leva Camarões ao Mundial de 2010


com ajuda de Moçambique, Nigéria vence Quênia e entra na Copa
A Nigéria tornou-se o quarto país africano classificado para a Copa do Mundo. Com direito a emoção total para ter a vaga. Os nigerianos venceram Quênia por 3 a 2 neste sábado, fora de casa, e contaram com a derrota da Tunísia por 1 a 0 para Moçambique para ficarem com a liderança do Grupo B.

Apenas uma seleção de cada chave vai para 2010. Anfitriã do Mundial, a África do Sul já estava garantida. Depois, Gana (Grupo D) e Costa do Marfim (Grupo E) asseguraram a vaga. Com os resultados deste sábado, a Nigéria ficou em primeiro do Grupo B com 12 pontos, contra 11 da Tunísia
Após trauma de 2006, Eto’o marca e leva Camarões ao Mundial de 2010

Samuel Eto’o pode comemorar: após o fracasso de 2006, Camarões venceu Marrocos por 2 a 0 neste sábado, fora de casa, e garantiu seu lugar na Copa do Mundo de 2010. O atacante do Inter de Milão fez o segundo golo da partida.

O resultado na última jornada deixa a seleção camaronesa com 13 pontos em primeiro lugar do Grupo A. O Gabão ficou em segundo com nove, depois de perder por 1 a 0 com o Togo neste sábado. Mais cedo, a Nigéria sofreu para vencer a Quênia por 3 a 2 e também se classificou para 2010, pelo Grupo B. Na repescagem entre Oceania e Ásia, a Nova Zelândia venceu Bahrein por 1 a 0 e estará de volta ao Mundial após 28 anos.

Camarões é a quinta seleção africana classificada para o Mundial. Anfitriã do Mundial, a África do Sul já estava garantida. Depois, Gana (Grupo D), Costa do Marfim (Grupo E) e Nigéria (Grupo B) asseguraram um lugar. O continente terá seis representantes em 2010. Às 15h30m (de Brasília), Egito e Argélia decidirão o último classificado.
O primeiro golo camaronês foi de Webo, aos 18 minutos de jogo, com chute da entrada da área. A estrela Eto’o ampliou para 2 a 0 aos sete do segundo tempo, quase em cima da linha, após toque de cabeça de Makoun.
Nas últimas eliminatórias, Camarões foi eliminado de forma traumática e ficou fora da Copa. Em casa, a equipe de Eto’o precisava da vitória contra o Egito para ir à Alemanha, mas ficou no 1 a 1. Para desespero da torcida e jogadores, Wome desperdiçou uma cobrança de pênalti nos acréscimos. Esta será o sexto Mundial de Camarões, que já jogou o torneio da Fifa em 1982, 1990, 1994, 1998 e 2002.
Até agora, 26 países já estão no Mundial: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, México, Estados Unidos, Honduras, Holanda, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Dinamarca, Sérvia, Itália, Eslováquia, Suíça, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Japão, Austrália, Gana, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, Nova Zelândia e a anfitriã África do Sul.
Zona africana: Egipto e Argélia têm de recorrer a desempate
Na decisão do Grupo C, o Egipto bateu a Argélia por 2-0, resultado que permitia acesso a um play-off devido ao empate total em pontos e golos.
Em jogo disputado no Cairo, envolto em alta segurança depois do ataque à equipa argelina no qual o defesa do Nacional, Halliche, ficou ferido, o Egipto precisava de ganhar por três golos ou mais.
O Egipto marcou logo aos 2 minutos por Zaki, e o alívio veio apenas aos 90+5, com Meteab a marcar o tento que não só evitou a eliminação dos egípcios como levou à marcação de um play-off, que terá lugar na quarta-feira, dia 18, em terreno neutro, no Sudão.
Apesar do ataque, Halliche foi titular, Yebda, emprestado pelo Benfica ao Portsmouth, foi suplente. 19:45 - GLOBO.COM/ABOLA.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.