WASHINGTON-O Presidente norte-americano, Barack Obama, disse que os Estados Unidos não trairão os soldados que actualmente fazem a guerra no Iraque e no Afeganistão, como aconteceu com os que se bateram no Vietname.
“Se formos honestos connosco próprios, é forçoso reconhecer que, em certos momentos, traímos a confiança sagrada” das obrigações dos Estados Unidos para com os seus soldados, disse, aludindo à guerra do Vietname, numa cerimónia no cemitério de Arlington, arredores de Washington, no dia nacional de homenagem aos veteranos.
No cemitério onde estão sepultados mais de 200 mil combatentes de diferentes guerras, o Presidente expressou o reconhecimento do país aos veteranos e referiu-se concretamente aos antigos combatentes no Vietname. “Os veteranos do Vietname serviram com honra; no entanto, frequentemente, não encontraram no regresso gratidão e apoio, mas rejeição e desdém. Isso não se repetirá nunca mais”, disse.
“Os nossos soldados serviram bem a América durante gerações e enquanto eu for seu comandante-chefe, a América servi-los-á bem”, referiu. “A América não vos deixará cair, cuidaremos dos nossos.”
PUBLICO.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.