terça-feira, 15 de dezembro de 2009


Brasil outorga 71 parques éolicos com capacidade para mais de 1.800 MW
O Brasil outorgou a construção e operação de 71 projectos de parques eólicos com uma capacidade total de 1.805,7 megawatts, no primeiro concurso desde tipo de energia realizado no país, informaram fontes oficiais.
Os 71 projectos vão reunir ao todo 773 aerogeradores, que poderão entrar em funcionamento a 1 de Julho de 2012, sendo o prazo de concessão de 20 anos.
A Câmara de Comercialização de Energia Eléctrica, organismo encarregado deste concurso, previu que nos primeiros 20 anos estes parques eólicos vão produzir 132.015 gigawatts por hora, mais 1,4% da energia gerada por ano pela central hidro-eléctrica de Itaipú.
No total, vão investir-se 3.676 milhões de euros na construção dos parques eólicos, segundo cálculos do Ministério brasileiro de Minas e Energia.
O preço médio da energia a concurso que o governo vai pagar será de cerca de 58 euros por megawatt, um valor 21,5% inferior ao limite máximo fixado pelo ministério.
O preço da energia era o critério de maior importância na adjudicação dos projectos, destacando-se a brasileira Coxilha Negra, que ofereceu 51,2 euros, com um desconto de 30,69% para os três parques que ganhou no sul do país.
No concurso participaram 339 projectos, cuja capacidade produtiva total ascendia aos dez mil megawatts, tendo sido descartados os que superavam o preço fixado.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.