terça-feira, 22 de dezembro de 2009

HOLANDA:MENOS BEBÊS E MENOS IMIGRAÇÃO NA HOLANDA


HAIA-A crise econômica está tendo consequências inesperadas na Holanda. Menos bebês estão nascendo, menos casais estão se casando e mais pessoas estão se divorciando.

Estas informações são do Instituto Holandês de Pesquisa Social (SCP), que diz que o número reduzido de nascimentos se deve ao fato de muitas pessoas estarem incertas sobre o futuro. A preocupação do instituto é que a baixa taxa de natalidade poderá ter consequências para o seguro social.
Em tempos de recessão, as pessoas também  sentem-se menos satisfeitas com suas vidas, o que leva o SCP a estimar mais suicídios. Mas pessoas que têm um emprego estão mais felizes do que as que estão desempregadas, o que não é surpresa.
Mudança nos padrões de imigração
A pesquisa do SCP é reforçada pelo relatório do Departamento Central de Estatísticas (CBS) da Holanda, que estima que o crescimento populacional do país irá diminuir nos próximos anos. Segundo o CBS, 86 mil pessoas nasceram na Holanda em 2009, pouco mais que em 2008. Mas a taxa de natalidade anual deve baixar para cerca de 60 mil.
Junto com a queda de natalidade, o CBS acredita que também haverá um declínio no número de imigrantes – baseia-se para isso em padrões migratórios. Em 2009, 112 mil pessoas saíram da Holanda, enquanto 146 mil chegaram como imigrantes. Mas com a queda na demanda de trabalho no país, diminuirá também o número de pessoas buscando emprego – um padrão que está afectando todos os países europeus. Por isso o CBS projecta um máximo de 125 mil novos imigrantes no próximo ano, e a partida de 116 mil pessoas. Muitos dos que deixarão a Holanda serão pessoas retornando a seus países de origem.
Estabilização
Mas especificando suas previsões por país, o CBS espera que a imigração da Indonésia, Suriname, Antilhas Holandesas, Marrocos e Turquia permaneça estável a longo prazo. A imigração de países asiáticos como Índia e China deverá crescer um pouco, combinando pessoas que procuram trabalho e outras que vêm à Holanda para estudar. No momento, a imigração da Ásia está um tanto estagnada por causa da crise econômica.
Embora a imigração da América Latina tenha aumentado gradualmente nos últimos anos, agora parece ter se estabilizado e acontece principalmente por pessoas que vêm para se casar com um residente do país. A imigração da África é mais difícil de ser estimada, segundo o CBS, porque muitos imigrantes africanos vêm procurando asilo e esta necessidade pode variar de acordo com mudanças no cenário político.
2050
E o que isto significa para a Holanda? Se as previsões do CBS se concretizarem, no ano 2050 a Holanda terá uma população de 17 milhões de pessoas. Apenas meio milhão a mais do que a actual.
RNW-Por Belinda van Steijn e Nick Garlick

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.