sábado, 5 de dezembro de 2009

PORTUGAL:Sócrates anuncia 2 mil estágios nas Câmaras para jovens desempregados


LISBOA-O primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou este sábado a intenção do Governo de desenvolver em colaboração com os municípios um programa de dois mil estágios nas câmaras municipais para jovens licenciados desempregados. Ao intervir na sessão de encerramento do XVIII congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), José Sócrates afirmou que há "muito a fazer no domínio das ofertas de emprego".

O Governo entrou em funções, "aprovando um programa para a criação de cinco mil estágios na administração pública e é a primeira vez que, para além dos programas que se dirigem às empresas", a administração pública tem o objectivo de "oferecer essas oportunidades aos nossos jovens", explicou.
Nesse âmbito, e dirigindo-se a Fernando Ruas, que foi hoje reeleito presidente do conselho directivo da ANMP, disse ser intenção do Governo dar "mais oportunidades aos jovens portugueses".
"E queremos fazê-lo convosco, por isso o secretário de Estado da Administração Pública e o secretário de Estado das Autarquias Locais vão na próxima semana reunir convosco, por forma a que possamos conceber esse programa que dê mais oportunidades aos jovens portugueses e um empenhamento maior das câmaras municipais no combate ao desemprego", acrescentou.
Para o primeiro-ministro, "o Governo as autarquias são parceiros incontornáveis do processo de desenvolvimento e de modernização do país".
"O processo de desenvolvimento e modernização do nosso país impõe, na maior parte das políticas públicas, uma cooperação estratégica entre Governo e autarquias", frisou, acrescentando que existem "muitos exemplos de políticas bem sucedidas porque foram capazes de envolver os autarcas".
Num discurso em que não deu resposta à maioria das reivindicações dos congressistas, José Sócrates deixou uma mensagem de esperança e de confiança do Governo nas autarquias, citando o historiador Alexandre Herculano.
"Cada município é uma pátria popular e em cada município forma-se o sentimento geral de nacionalidade. São palavras lindíssimas de um grande historiador português que classificam as autarquias como símbolos de um país que se orgulha em si próprio", realçou.
LUSA.PT/SIC.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.