quinta-feira, 1 de julho de 2010

PORTUGAL:Cavaco viaja com empresas portuguesas para Cabo Verde

PRAIA-Na visita a Cabo Verde, de 4 a 7 de Julho, o Presidente da República faz-se acompanhar de representantes das "principais empresas com interesses em Cabo Verde".
Além do presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Faria de Oliveira, viajam com Cavaco Silva responsáveis da Portugal Telecom, EMPORDEF, Mota-Engil, Somague, Martifer, Galp ou Ímpetus.
Portugal é o principal parceiro comercial de Cabo Verde e o terceiro maior investidor.
A economia cabo-verdiana tem crescido de forma consistente a taxas superiores a 6%, tendo Cabo Verde passado em 2008 de País Menos Desenvolvido para o estatuto de País de Rendimento Médio.
O país beneficia, de resto, de uma parceria especial com União Europeia (UE), lançada em Novembro de 2007 durante a presidência portuguesa da UE.
Cabo Verde e Portugal, já unidos por uma "parceria estratégica" no plano político, têm na economia do mar um "elemento importante de complementaridade" e de aprofundamento do seu relacionamento bilateral, referiu fonte de Belém.
A par da economia, a cultura assume especial relevância na visita de Cavaco Silva a Cabo Verde.
A delegação cultural inclui os presidentes da Biblioteca Nacional, Jorge Couto, e da Fundação Calouste Gulbenkian, Rui Vilar, além de representantes de instituições de ensino superior, escritores - José Luís Peixoto, Francisco José Viegas e José Rodrigues dos Santos - e as cantoras Celina Pereira e Lura.
Acompanham Cavaco Silva na sua visita a Cabo Verde os ministros dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, da Cultura, Gabriela Canavilhas, o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Pedro Lourtie, bem como representantes dos partidos com assento parlamentar.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.