quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CV:Barragem de Poilão finalmente cheia


(ASEMANA)-A Barragem de Poilão (BP), no concelho de Santa Cruz, ficou finalmente cheia com as chuvas registadas, nesta semana, em Santiago. A infra-estrutura tem, neste momento, mais de 1,5 milhões de metros cúbicos de água acumulada. Uma quantidade suficiente para abastecer toda a área irrigada da região, durante pelo menos dois anos. O director-geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária, Emitério Ramos, considera "histórico" este "facto ". Segundo o responsável, a barragem tem uma capacidade para 1,7 milhões de metros cúbicos, o caudal está a poucos centímetros do nível da descarga e ela continua a receber água proveniente das várias ribeiras do interior de Santiago.

«A água já acumulada dá para irrigar, durante mais de dois anos, os cerca os 64 hectares de hortaliças existentes nos arredores da Barragem. O concurso para a aquisição dos materiais para instalar o sistema de rega gota-a-gota será aberto no dia 2 de Novembro», avança o DGASP.
Emitério Ramos assegura que o referido projecto ficará concluído num período de 60 dias, devendo no decurso do próximo ano ser substituído integralmente o sistema de rega por alagamento ainda existente naquele perímetro pelo de rega gota-a-gota.
Os serviços centrais do Ministério do Ambiente perspectivam que mais de 100 agricultores locais passarão, a partir de 2010, a beneficiar da água da Barragem de Poilião para a prática de agricultura.
ASEMANA.SAPO.CV/ADP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.