Um missionário canadiano de origem portuguesa, acusado de abusar sexualmente de dezenas de rapazes, foi detido na província de Puerto Plata, Norte da República Dominicana, anunciou hoje, quarta-feira, fonte policial, citada pela agência espanhola EFE.
O canadiano João José Correira Duarte, aliás John Duarte, foi capturado terça-feira num hotel da citada província, onde estava hospedado como turista, informou a Direcção Nacional de Controlo de Drogas (DNCD) num comunicado de imprensa.
John Duarte é acusado de abusar sexualmente de dezenas de rapazes no Haiti, aproveitando a sua condição de religioso.
O missionário é acusado, em pelo menos uma dezena de casos, de violar menores com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, segundo o comunicado da Direcção Nacional de Controlo de Drogas, que participou na sua detenção juntamente com agentes da Direcção Nacional de Migração.
Segundo a fonte, o detido teve relações sexuais com um grupo de menores haitianos quando estava hospedado em hotéis de Port-au-Prince.
O missionário de origem portuguesa viveu na capital haitiana desde 1995 "trabalhando como missionário" e foi também "administrador de um orfanato para rapazes".
John Duarte manteve relações com os menores em troca de favores económicos, entre eles a compra de roupa e o pagamento da renda da casa aos familiares das suas vítimas.
O detido será deportado nas próximas horas para o Canadá, onde será julgado pelos delitos cometidos.
JN.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.