quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CV:Confirmada a existência de casos do vírus tipo 3 da Dengue



PRAIA-O Ministério da Saúde acaba de receber através do Escritório da OMS em Cabo Verde, a informação, que confirma a existência da Dengue em Cabo Verde. O exame das amostras enviadas ao Instituto Pasteur de Dakar identificou o vírus tipo 3 da Dengue com agente etiológico da virose que se regista desde finais de Setembro nos Concelhos da Praia e do Maio.Ontem em conferência de imprensa, o Ministro da Saúde tinha anunciado a ocorrência de uma virose de etiologia até então desconhecida e que o agente da doença seria transmitido por um dos mosquitos existentes em Cabo Verde, ou seja Anopheles gambiae e Aedes egypti.
Com esta confirmação, o Ministério da Saúde reforça a convicção de que a luta contra os mosquitos é a principal forma de combate à Dengue. "Por isso é fundamental que os diferentes actores sociais, nomeadamente o Governo, as Câmaras Municipais, as Associações Comunitárias, a família, enfim a sociedade, se envolvam de forma determinada na eliminação dos viveiros dos mosquitos".
O Ministério da Saúde assegura aos cabo-verdianos que estão reunidas todas as condições para atender as pessoas afectadas pela doença.
O governo já criou uma Comissão Intersectorial de Luta contra Vectores de Doenças, integrando os Ministérios vocacionados, a Protecção Civil, Instituto Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, a Associação Nacional dos Municípios e Representantes das Organizações da Sociedade Civil, com o objectivo de dar maior consistência e eficácia à acção anti-vectorial.
Sintomas
O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar da pessoa está com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.
Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.
EXPRESSODAS ILHAS.SAPO.CV



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.