quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CV:Novas precipitações animam os camponeses de Santo Antão

Porto Novo: Novas precipitações animam os camponeses
Várias localidades do concelho do Porto Novo têm sido, nas últimas horas, bafejadas por chuvas brandas continuadas que deixam satisfeitos os camponeses.
As chuvas têm concentrado, sobretudo, na freguesia de São João Baptista, onde os agricultores começam a acreditar que será possível conseguir alguma produção agrícola.
São os casos da Ribeira das Patas, Ribeira dos Bodes, Ribeira Fria, Lombo Figueira, zonas que este ano terá sido as mais favorecidas pelas precipitações, contrariamente ao que se verificou no Planalto Norte, e na freguesia do Santo André.
No referido planalto, apenas as chamadas “zonas de cabeço” têm vindo a ser bafejadas pelas chuvas em quantidade razoável, o que leva as populações dessas zonas (Chã Feijoal, Bolona) a acreditarem num bom ano, tanto a nível de produção agrícola como também a nível de produção de pasto.
Ainda no Planalto Norte, alguns sítios, curiosamente onde choveu pouco este ano, a praga de gafanhotos continua a danificar as plantas, para o desespero dos camponeses.
Na zona Sul, a Inforpress soube que os agricultores estão também optimistas, apesar de o Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Rural já admitir como sendo nula a produção agrícola em Santo Antão.
INFORPRESS/FM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.