quarta-feira, 21 de outubro de 2009

DIÁSPORA:DAVID MENDES DA SILVA DÁ AO AZ O EMPATE COM O ARSENAL


Grande golo de um jogador de origem caboverdiana

DAVID MENDES DA SILVA DÁ AO AZ O EMPATE COM O ARSENAL
Quando já muitos adeptos da equipa da casa abandonavam o estádio convencidos da derrota do AZ, a equipa da cidade de Alkmaar marcou um grande golo pelo caboverdiano David Mendes da Silva - mesmo no fim do jogo, aos 48 minutos da etapa final. Era o empate
ROTTERDAM-Devido aos problemas que o Banco, principal patrocinador do clube (o DSB) passou nos últimos dias, os jogadores do AZ Alkmaar, queriam vencer a partida contra o britânico Arsenal para dedicar o triunfo ao homem que deu tudo à equipa, o banqueiro Dirk Scheringa. Nas bancadas podiam ler-se faixas como ”Sem dinheiro, Dirk continua a ser nosso herói”, ”Dirk Obrigado” ou Dirk fica conosco”, enquanto se cantava nas bancadas a popular música “'You'll never walk alone'”.
Afinal, nas duas últimas décadas, Dirk Scheringa transformou o AZ numa das equipas de topo da Holanda, construindo um novo estádio e contratando jogadores internacionais holandeses que fizeram do AZ uma equipa das equipas mais modernas e famosas da Holanda, a par do Ajax, do PSV ou do Feyenoord.
Estima-se que o banqueiro tenha investido mais de 60 milhões de euros no Clube. Mas na segunda feira (dia 19), o Tribunal de Amesterdão decretou a falência do banco holandês DSB, colocado a 12 de Outubro sob sua protecção após uma corrida dos clientes ao levantamento de depósitos. "O tribunal concluiu que tudo foi tentado para que o DSB sobreviva e que não já há perspectiva de salvação. O tribunal decretou por estas razões a falência do DSB Bank", indicou o tribunal num comunicado.
 A pedido do banco central holandês - o DNB - , o DSB fora colocado a 12 de Outubro sob a protecção do Tribunal de Amesterdão. Todos os activos e passivos foram congelados e foram nomeados dois administradores independentes. Estes tinham pedido na quarta-feira ao tribunal que declarasse, na ausência de interessados na sua retoma, a falência do banco, especializado em créditos aos particulares.
Devido à falência do patrocinador (o banco DSB) a equipa do Az não teve o patrocínio estampado nas camisolas e neste momento está à procura de um novo patrocinador ou eventuais interessados na sua compra para que a equipa continue no mesmo patamar competitivo sem ter que vender jogadores ao desbarato.
O FILME DO JOGO
Nesta quarta-feira, numa partida pouco movimentada, o Arsenal fazia apenas o necessário para obter a terceira vitória na Liga dos Campeões. No entanto, a equipa da capital londrina sofreu um golo quase no fim do jogo e empatou com o AZ, o actual campeão holandês. Contudo, o Arsenal manteve a liderança do grupo H. Mesmo com o empate, o Arsenal pode assegurar a classificação para os oitavas de final, jogando em casa, já na próxima jornada, no Emirates Stadium, contra o próprio AZ, no dia 4 de Novembro.
Na quarta-feira, a equipa inglesa tinha tudo encaminhado para somar a terceira vitória e manter os 100% de aproveitamento, mas foi surpreendida por um tento já no tempo de compensação.
Na condição de visitado, o clube holandês bem que tentou se impor e teve até mais posse de bola do que o Arsenal no primeiro tempo (53%). Mas chegou pouco ao ataque, com apenas dois remates à baliza, e não conseguiu ameaçar o guarda redes Mannone na etapa inicial.
O Arsenal marcou primeiro, aos 36 minutos da primeira parte, pelo seu jogador estrela, Fabregas,após boa troca de passes e cruzamento da esquerda de Robin Van Pierse. O espanhol é o maior assistente do Arsenal na Liga dos Campeões.
Na segunda parte, o AZ manteve-se com mais tempo de posse de bola no segundo tempo, mas encontrava dificuldades para chegar ao golo: arriscou apenas dois remates, sem dar trabalho a Mannone. O Arsenal até arriscou mais, mas não conseguiu ampliar o marcador e tentou apenas administrar o jogo.
Quando já muitos adeptos da equipa da casa abandonava o estádio convencidos da derrota, a equipa da cidade de Alkmaar marcou um grande golo pelo caboverdiano David Mendes da Silva - mesmo no fim do jogo, aos 48 minutos da etapa final.
LIBERAL.SAPO.CV-Por Norberto Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.