segunda-feira, 26 de outubro de 2009

HOLANDA:MAYA 2012-O MISTÉRIO DO FIM DE UMA ERA


Maya 2012: o mistério do fim de uma era

LEIDEN-O Museu de Etnografia de Leiden, na Holanda, abriu suas portas ao mistério mais provocador dos mayas: a profecia para o dia 21 de dezembro de 2012.
Muitos falam do fim de uma era ou até da civilização. Outros, menos alarmistas, preferem concentrar-se no legado desta sábia civilização.
A mostra no museu de Leiden reflete sobre a cultura maya e expõe seus conhecimentos em formato interativo, para que sobretudo os mais jovens aprendam a decifrar seus segredos. Os ‘grifos’, sua linguagem, e o som das palavras, revelam-se aos visitantes ao manipular um console. Também se pode jogar futebol maya, o ‘pok-ta-pok’, em uma versão original do videogame Wii.
A exposição ”Maya 2012, os mistérios de um povo milenar” não dá uma resposta definitiva à pergunta mais intrigante: o que vai acontecer no dia 21 de dezembro de 2012? Se é que algo acontecerá... “Os textos estão muito destruídos e não temos como saber o que eles acreditavam que aconteceria nesta data”, diz Laura van Broekhoven, curadora da mostra
RNW-Por Alejandro Pintamalli

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.