quinta-feira, 22 de outubro de 2009

LITERATURA:Poeta José Luís Tavares vence prémio Pedro Cardoso


PRAIA-José Luís Tavares e Mário Vaz Almeida foram os vencedores dos prémios culturais, Pedro Cardoso e Bolsa Criação Cultural, respectivamente. Natalina Graça e Sandra Martins venceram o Grande Prémio Pantera - Descoberta de Talento Jovem- atribuído pelo Ministério da Cultura. De acordo com o júri, Mário Vaz Almeida, com “Cultura Audiovisual em Cabo Verde”, ficou com a Bolsa de Criação Cultural, no valor de um mil contos. O poeta José Luís Tavares, com a colectânea de poemas "Tenpu di Dilubri", ficou com o Prémio Pedro Cardoso, no valor de mil e 200 contos, sendo 400 mil escudos destina à edição da obra. Natalina Graça e Sandra Martins, nas modalidades de Poesia e Ensaio, respectivamente, venceram o Prémio – Pantera Descoberta de Talento Jovem, no valor de 200 mil escudos cada.

O anúncio dos vencedores foi feito pelo juri no último sábado, 17, no decurso de uma actividade comemorativa do Dia Nacional da Cultural. Agora o ministério da Cultura pretende organizar uma cerimónia oficial, em breve, para a entrega dos respectivos diplomas.
Esses concursos, promovidos pelo MC, são uma forma de «fomento da produção de obras de mérito e de elevada qualidade artística, estética ou científica nos diversos domínios da criação cultural». São, ainda, um incentivo ao desenvolvimento e afirmação da língua e do alfabeto cabo-verdiano e uma forma de incentivar e promover o desenvolvimento da arte e cultura no seio dos jovens nascidos após a Independência.
ASEMANA.CV-Por CP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.