Carlos Veiga, Jorge Santos e Lídio Silva ao final da tarde de ontem
O MpD e a UCID têm vários pontos convergentes relativamente às propostas de revisão constitucional, ficou a saber-se ontem pelos seus representantes. Depois do encontro entre o MpD e a UCID, o PAICV terá solicitado o adiamento do encontro entre os líderes dos dois maiores partidos que estava agendado para hoje sábado. O PAICV terá proposto outra data que Liberal desconhece por enquanto
PRAIA-Carlos Veiga, presidente do Movimento para a Democracia promoveu na tarde de ontem um encontro com a UCID para “troca de impressões e opiniões” sobre aspectos relacionados com a revisão constitucional que se encontra em discussão na Assembleia Nacional. No encontro participaram Carlos Veiga e Jorge Santos pelo MpD e Lídio Silva pela UCID.
O presidente do MpD, falando à imprensa, justificou o encontro por considerar que a UCID é um partido com história em Cabo Verde e que, em seu entender, “a UCID não pode estar fora deste processo”. Mais, nesta fase em que todos estão a fazer de tudo para que a revisão constitucional se efective “pareceu-nos muito importante esta conversa”, acrescentou o líder do MpD.
Veiga garantiu ainda que apesar de a UCID e o MpD terem posições próprias, em muitas delas as opiniões “estão próximas”.
Já o representante da UCID, Lídio Silva, para além de congratular-se com a posição do novo líder do MpD, justificou o encontro com o facto de considerar que a política faz-se com diálogo e busca de consensos. Na declaração feita à imprensa, Silva destacou alguns dos pontos discutidos. Para a UCID, diz, “a língua crioula sempre foi oficial porque os grandes mestres sempre escreveram em crioulo e tiveram sempre a dignidade que todos nós reconhecemos hoje”. Diz que para a UCID não é necessário “oficializar hoje no papel” para depois dizer-se que o crioulo tem dignidade.
Silva diz terem também discutido a questão da Justiça que considera um dos aspectos importantes da revisão constitucional.
Por outro lado, Liberal sabe que o encontro que estava marcado para hoje entre o líder do MpD, Carlos Veiga e o líder do PAICV, José Maria Neves, pode não se realizar hoje a pedido do PAICV que propõe outra data para o encontro.
LIBERAL.SAPO.CV
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.