BRUXELAS- O Ganense Mohamed Ibn Chambas, de 57 anos de idade, actual presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), foi designado por consenso, segunda-feira, em Bruxelas, secretário-geral do Grupo dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), soube-se terça-feira de fonte oficial na capital belga.
Os ministros do Grupo ACP encarregues da Cooperação escolheram-no em detrimento do embaixador de Cabo Verde, Wahnon Ferreira, actual decano do Corpo Diplomático ACP em Bruxelas.
Ibns Chambas beneficiou do facto de estar à frente da Comissão da CEDEAO, organização sub-regional que tem no seu seio a Nigéria, país mais povoado de África com mais de 120 milhões de habitantes.
A primeira tarefa do novo secretário-geral do Grupo ACP que sucede a John Kaputin, da Papua Nova Guiné (Pacífico), será conseguir desbloquear as negociações para a conclusão dos Acordos de Parceria Económica (APE) entre as seis regiões deste conjunto e a União Europeia.
Excepto as Caraíbas, nenhuma outra região do Grupo ACP assinou um APE completo com a UE. Alguns países africanos assinaram acordos interinos de livre comércio compatíveis com as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), enquanto se aguarda pela conclusão eventual de APE completos.
PANAPRESS.COM
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comentar com elegância e com respeito para o próximo.