quinta-feira, 10 de dezembro de 2009


Cabo Verde aponta água e energia como áreas prioritárias na cooperação com AFD
PRAIA-Os sectores da energia e água são apontados pelo Governo cabo-verdiano como áreas prioritárias da sua intervenção no quadro do relacionamento com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Esta garantia foi dada pela ministra das Finanças, Cristina Duarte, durante o acto da assinatura de uma convenção de subvenção de 300.000 euros destinados a reforçar as capacidades de assistência técnica da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV).
Trata-se da primeira parcela de uma linha de crédito de dez milhões de euros (cerca de 110 mil contos) conseguidos junto da AFD, e que se inscreve numa política de melhoramento do acesso das populações aos serviços essenciais.
Cristina Duarte realça que o Governo tem criado mecanismos que permitam aos municípios cabo-verdianos aumentarem a sua capacidade de investimento, alegando que esta linha de dez milhões vem fortalecer a preocupação de reforçar a capacidade de investimento dos municípios.
A titular pela pasta das Finanças considera que, além de capacitar a ANMCV na elaboração de projectos em relação à linha de créditos, a AFD está a disponibilizar recursos com vista a dotar os municípios capacidades para elaborarem documentos bancários de melhor qualidade.
Também presente nesta cerimónia, a embaixadora da França em Cabo Verde, Marie-Cristine Glas, considera que o acto simboliza a concretização de uma operação esperada há muito pelos municípios cabo-verdianos, e que permite o financiamento de equipamentos municipais para um melhoramento rápido e sensível dos serviços oferecidos aos cidadãos. De acordo com a diplomata o sucesso da primeira linha de crédito, no valor de 5 milhões de euros, teve um papel decisivo nesta segunda linha de crédito, porquanto permitiu o financiamento do 12 projectos de investimentos - mercados, equipamentos culturais e desportivos e habitação social - em dez municípios.
O documento desta linha de crédito, que será gerida por quatro bancos locais, com vista à sua transformação em créditos a vários municípios, foi rubricado pela ministra das Finanças, pela embaixadora da França acreditada na cidade da Praia e pelo director da AFD para Cabo Verde, Denis Castaing.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.